Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

25 agosto 2013

Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí

Domingo, dia 25, seguimos para São Bento do Sapucaí para subir a Pedra do Baú pela Face Norte.

A Pedra do Baú pode ser avistada de várias cidades da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, do Vale do Paraíba por Taubaté e do Sul de Minas Gerais por Gonçalves e Sapucaí Mirim.

Hoje o complexo do Baú, formado por Baú, Bauzinho e Ana Chata, considerado o principal cartão postal da cidade é um dos pontos turísticos mais visitados por quem curte esportes radicais e montanhismo.


Chegamos à base da montanha, deixamos nosso carro ao lado do restaurante e subimos a trilha rumo a Pedra.

Foi uma trilha íngreme com cerca de 1,7 km até o inicio das escadas para subir a montanha.

Olhar aquela montanha de pedra de baixo para cima chega a intimidar qualquer aventureiro sem preparo. Não é por menos! São mil, novecentos e cinquenta metros de altura.

Encarar aquela escada de ferro chumbada na rocha não é fácil, ora são degraus de ferro ora degraus na rocha. Nas paradas para tomar um fôlego, você tem uma visão privilegiada da Serra da Mantiqueira. Vale o esforço a cada degrau vencido.


Descemos a montanha e com a sensação de querer voltar muitas vezes.

Existem outros caminhos para chegar ao cume da Pedra do Baú. Pode-se subir pela Face Sul, trecho bem mais fácil. Partindo do Bauzinho existe uma trilha que leva até a base da montanha podendo-se chegar de carro. Outro acesso é feito pelo bairro do Paiol, na estrada que leva à Pedra da Ana Chata. Recomenda-se estacionar o carro assim que termina o asfalto. Ali existe uma trilha que leva à base da Face sul, é um caminho mais longo.

Depois de descer a Pedra do Baú, ainda passamos na Cachoeira dos Amores, mais um dos vários pontos turísticos de São Bento do Sapucaí. Vale uma visita com tempo para aproveitar o que o local oferece.


Tomamos nosso caminho de volta para São Paulo, mas ainda paramos na estação de trem de Santo Antônio do Pinhal, um complexo ferroviário com uma vila operária muito bem conservada. Ao lado da estação tem um mirante para o Vale do Paraíba. A estação é um ponto de parada obrigatório para quem deseja apreciar o bolinho de bacalhau mais tradicional da cidade.

Depois de tudo isso, voltamos para casa completando um final de semana e tanto!

Valeu demais!


Com Leonardo Soares, Marcos Roberto e Marcos Tsuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário