Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

15 fevereiro 2014

Trilha da Cachoeira da Pedra Furada

Como é bom descrever essa situação no primeiro parágrafo.

Fomos convidados para a trilha da Cachoeira da Pedra Furada em Biritiba Mirim divisa com Bertioga no dia 15, mas com o crescente número de pessoas procurando por uma alternativa de entretenimento ecológico a quantidade de pessoas interessadas superou as expectativas dos organizadores do evento. Visando a segurança do grupo a trilha foi desmarcada e o pessoal dividido em grupos menores com datas alternativas. Parabenizo a todos os envolvidos por se preocuparem com a segurança de todos. Precisamos de mais gente com essa consciência!

Para não ficarmos sem fazer a trilha, nosso amigo Ricardo se dispôs a levar nossa turma. Obrigado Ricardo, valeu pela disposição!

Galera reunida e lá fomos nós.


Quando estávamos chegando à entrada da trilha, pararam dois ônibus e desceram aproximadamente 50 pessoas para fazer o mesmo trajeto. Cogitamos outra trilha, já que aquela estava bem concorrida, mas o guia do grupo que estava no ônibus foi gentil com a nossa turma e nos deixou ir à frente já que o nosso grupo era bem menor.

Entramos na trilha rumo à Cachoeira da Pedra Furada, mas para ser sincero deveria se chamar trilha da Jararaca. Mal começamos a trilha e lá estava uma pequena cobrinha no meio do caminho como se estivesse cobrando pedágio na passagem. Imóvel, parecia que queria ser fotografada por todos que passassem por ela.

Tocamos a criatura para o mato evitando que os próximos trilheiros não fossem atacados ou pisassem nela e seguimos em frente.


Quando chegamos à cachoeira, pudemos contemplar uma obra de arte esculpida pela natureza. O rio chega até a borda das rochas e desce entre as pedras como se estivesse entrando em um ralo gigante e sai novamente lá em baixo, fazendo um espetáculo a parte.

Como havia chovido o nível do rio subiu e a correnteza estava mais forte que o normal. Para quem curte um banho de cachoeira qualquer uma é um convite para um bom banho e lá fomos nós para a água gelada vinda da serra.

Depois de alguns minutos, começou a chegar o pessoal que estava nos ônibus e o local ficou muito lotado.
Aproveitamos quando a cachoeira estava vazia e depois seguimos nosso caminho de volta.

Na volta outra surpresa, o Ricardo viu um pássaro preso entre galhos e foi checar o que tinha acontecido com a ave e acabou tomando um susto daqueles! Enquanto observava a ave morta nos galhos, outra Jararaca estava a menos de um metro dela e quase o pegou de surpresa. Foi um susto e tanto! Por sorte e por não ter feito nenhum movimento que atiçasse a cobra, ela ficou onde estava fazendo pose para as fotos. Evitando maiores riscos, deixamos a “amiga” por lá e seguimos nossa rota de volta na trilha.


Graças a Deus não aconteceu nada.  Passado o susto, saímos da trilha e seguimos para o local onde deixamos nossos carros.

Vale o lembrete para todos que se aventuram nas matas: fiquem sempre atentos com cobras e outros animais.

Nós somos os invasores e não eles.

Não mate nenhum animal só porque ele entrou no seu caminho, desvie ou faça com que ele saia da sua frente e evite o contato sempre!

Essa foi uma trilha com muitas emoções!

E você, está preparado para a próxima aventura? 

2 comentários:

  1. Eu estou preparado qdo vai ser a próxima qdo vai ser? Abraços de Ricardo Biólogo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente trilha das emoções e das novas sensações! Aguardamos a próxima aventura! Abraços Flavia Aline Santos

    ResponderExcluir