Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

07 fevereiro 2011

Caminhos do Mar

Domingo 06/02/2011

Fizemos a trilha Caminhos do Mar - Monumentos Históricos, o dia estava aberto e ensolarado, logo que chegamos iniciamos nossa descida.

Nossa primeira parada foi no Pouso de Paranapiacaba, casa que dizem ser da Marquesa de Santos, porém ela nunca pousou uma noite nela. A casa é toda de pedra, dela se vê quase toda Baixada Santista, nesse dia podemos ver com muita clareza o litoral santista.

Logo em seguida passamos por uma ruína, que segundo os monitores, a sua construção não tem data definida e por que e por quem foi abandonada. Vimos também o Mirante e passamos por cima dos dutos, que sempre avistamos nas montanhas quando descemos pelas Rodovias Anchieta e Imigrantes.

Em nossa descida ainda passamos por um trecho da verdadeira Estrada de Santos, pedaço de estrada original por onde passavam os Barões do Café e Chefes de Estados com suas comitivas, conta-se que os empregados carregavam as esposas e mulheres da alta sociedade nos ombros e não podiam balançar, nem chacoalhá-las durante a subida para não causar mal estar nas Senhoras.
Após esse pequeno passeio pela história, chegamos ao Rancho da Maioridade, construído em 1922, local de descanso para os viajantes, esse nome foi dado em homenagem à maioridade de D. Pedro II.

Cerca de 150 metros está o Padrão do Lorena, Monumento de pedra e com azulejos que contam a subidas e descidas dos viajantes.

O ponto alto do passeio foi quando entramos na cachoeira para nos refrescar e renovar as forças, a água estava tão boa que foi difícil tirar o povo pra continuar a descida.

Chegamos ao CAV (centro de apoio ao visitante), lá lanchamos e descansamos um pouco, já que descemos os 9 km, agora era à hora de arrumar forças pra subir os mesmos 9 km.

Subimos com todo o ânimo que ainda nos restava, paramos pra refrescar mais um pouco na cachoeira e a névoa veio... Ufa... Que bom... Foi um alivio terminar a subida com ela.

Valeu Turma, foi muito bom descer com gente nova, que só veio pra aumentar nossa vontade de continuar  aproveitando a natureza e curtir as amizades que se formam e se firmam.

Abraços a todos.

Marcos - Comunidade Ação Natural Trilheiros

2 comentários:

  1. Foi muito bom estar com vcs + 1 vez.
    Abx + Bjx.

    ResponderExcluir
  2. Entre mortos e feridos... eu fiquei meio deficitária das pernas.. mas gostei d+ da minha primeira trilha!! Valeu pela companhia, pelas risadas e pelo lindo visual!!
    Bjão Camila

    ResponderExcluir