Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

19 junho 2011

Trilhas no Núcleo Cabuçú - Serra da Cantareira

Domingo, 19 de junho, manhã muito fria. Fomos até o Parque Estadual da Cantareira Núcleo Cabuçú. Este é o quarto parque da Serra da Cantareira entre as cidades de Guarulhos e Mairiporã, onde ainda há uma área de preservação da floresta nativa, mananciais e animais.

O Parque oferece aos visitantes uma infra-estrutura preparada para visitação como: banheiros, vigias, áreas para piqueniques, playground, museu, auditório, uma estação para tratamento de águas e trilhas, quatro delas abertas para visitação.

Fizemos as trilhas: do Tapiti, da Jaguatirica e da Cachoeira.

A Trilha do Tapiti* é bem sinalizada e demarcada com extensão de apenas 250 m, não tem dificuldade alguma. Existem árvores de diversas espécies, como araucárias, samambaia-açu, bambú, jerivá, cedro rosa entre outras. *Tapiti (Sylvilagus brasiliensis), ou coelho-brasileiro, coelho-do-mato e candimba.  É um mamífero lagomorfo, noturno, da família Leporidae.

A Trilha da Jaguatirica* é um pouco maior, com aproximandamente 750 m de baixo impacto, bem sinalizada e demarcada. Sua floresta  é composta por árvores como embaúba, cedros rosa, bambú, pinheiros, entre outras. *Jaguatirica ou  ocelote ou gato-do-mato é um felino cujo nome científico é Leopardus pardalis ou Felis pardalis, originariamente encontrado na mata atlântica e outras matas brasileiras.
Chegando ao final da Triha da Jaguatirica encontramos o início da Trilha da Cachoeira. Essa sim é de maior impacto com 5.220 m,  subidas e descidas, mas nada que seja impossível de se fazer.

Passamos por algumas nascentes e um bananal. No final chegamos a cachoeira, com 3 m de altura. A água estava muito gelada, mas isso não impediu que entrássemos nela. Tomar uma ducha gelada foi muito bom, mesmo com a temperatura baixa. Uma cachoeira sempre é um bom convite.
No caminho de volta passamos no ponto chamado de Mirante. Nele podemos avistar a represa do Núcleo Cabuçu. É uma imagem que nos faz ter uma noção de como somos pequenos diante da natureza. Seguindo em frente chegamos na barragem construída em 1904 que funcionou por mais de 60 anos, sendo desativada quando entrou em operação o atual sistema Cantareira, e em 1999 foram iniciados os estudos para sua reativação, desta vez para contribuir no abastecimento de parte do município de Guarulhos.

Foi muito bom passar um domingo com o pessoal. Mais uma vez, como sempre digo: "estar em contato com a natureza antes de começar uma semana de trabalho é muito bom, renova as energias e as forças".

Espero por mais trilhas e mais aventuras. Vamos juntos na próxima?

Por Marcos Roberto - Comunidade Ação Natural Trilheiros

4 comentários:

  1. Sem contar que faltou postar no blog a incrível história do Gnomo que foi para a Praia, comprou pinga, ficou bêbado, foi no mercado depois para casa, assistiu Zorra Total, brigou com a esposa e viu vários gnominhos...e por ai foi.
    Isso tudo contado por todos os participantes da trilha.
    Foi muito legal a interatividade e a participação de todos criando uma história tão maluca sem pé nem cabeça.
    Valeu Turma!
    Abraços para tudos.

    ResponderExcluir
  2. Ah sem esquecer que depois que o gnomo foi no mercado e depois pra casa, ele voltou pra praia, tomou chá de cogumelo, bebeu mais e mais, teve cirrose...etc...

    Cada experiencia, cada passeio com essa turma é sempre um momento inesquecivel.

    Valeu galerinha, por vcs serem quem são e estarem na minha história!!! Amo muito td isso!!!

    ResponderExcluir
  3. PAPIROS TEXTIL - UNIFORMES PARA TRILHA2 de fevereiro de 2012 10:02

    TEMOS UMA EMPRESA TEXTIL EM TIMBÓ-SC E FABRICAMOS UNIFORMES DE TRILHEIROS PERSONALIZADOS (NOME, NUMERO, LOGO DO GRUPO, ETC)E GOSTARIAMOS DE OFERECER PARA O GRUPO DE VOCES.
    O NOME DA EMPRESA É PAPIROS TEXTIL E O CONTATO É COM ZAIR (47)8403.4035 OU papiros.desenvol@terra.com.br

    ResponderExcluir