Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

24 março 2012

Caminhada "Passos dos Jesuítas - Anchieta" 5ª parte

Dia 24 de março descemos para Bertioga e recomeçamos nossa caminhada de onde paramos.
Atravessamos a balsa e fomos para a trilha que leva às Ruínas da Ermida do Guaibê (Guaibê: primeiro nome da ilha de Santo Amaro, atual Guarujá). Nossa caminhada não poderia ter começado melhor! Na trilha encontramos animais silvestres como esquilos, cobra e vários pássaros com suas cores e cantos distintos.  Já nas ruínas de uma capela, vimos sua estrutura com pilares, portas e janelas do século XVI. Ela está localizada na região próxima à armação das Baleias, feita de pedras e óleo de baleia e tida como capela quinhentista de Santo Antônio, foi construída por José Adorno e frequentada pelo Padre José de Anchieta, onde rezou missas e catequizou índios.
Já de volta à Bertioga, fomos ao Forte São João, o primeiro monumento erguido no país no ano de 1532 pelos colonizadores portugueses. Nessa época era chamado de Forte São Thiago, mas em 1765 passou a ser chamado de Forte São João, devido a uma capela erguida em homenagem a este santo. O forte foi construído em um ponto estratégico para defender a entrada das Vilas de São Vicente e Santos, e foi declarado patrimônio histórico pelo IPHAN, (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ele ainda mantém a sua característica colonial e é reconhecido como um dos fortes mais bem conservados do Brasil.
Dentro da reserva do forte existe o Parque dos Tupiniquins, onde há alguns monumentos com o Padre José de Anchieta catequizando os índios, uma canoa indígena feita apenas com um tronco de árvore, entre outros.
Seguindo em frente passamos pelas praias de Bertioga uma após outra, até chegarmos ao nosso 14º pórtico localizado na Riviera de São Lourenço.
Pausa para um pequeno descanso antes de recomeçar a nossa caminhada. Também nesse ponto nos despedimos dos amigos Argeu e Omar, que caminharam com a gente. Valeu mais uma vez Argeu, pela disposição e por ter apresentado o Omar! Obrigado pela companhia e presença de vocês!
Seguindo nossa caminhada, fomos em frente passando por mais praias, algumas totalmente desertas.
Em uma determinada etapa da caminhada pelas areias da praia, passamos direto pela entrada da trilha que contornava o rio. Faltou uma placa de orientação no caminho. Chegamos num ponto onde um rio se encontrava com o mar, o Marco até tentou atravessar, mas a correnteza era muito forte e retornamos para a trilha que nos levou à Rodovia. Por ela seguimos. Passamos por cima do rio e novamente faltaram placas de orientação indicando o retorno à praia. Com isso, continuamos pela Rodovia até a praia de Boracéia que era a meta programada.
Agora faltam apenas 191 Km para terminarmos nossa caminhada.
Caminhantes: Argeu, Marco Estácio, Marcos Roberto e Omar

Um comentário: