15 abril 2012

Caminhada "Passos dos Jesuítas - Anchieta" 6ª parte

Dia 15 de abril, encaramos mais um trecho da caminhada. Andamos aproximadamente 38 km, entre as praias de Boracéia e Boiçucanga em São Sebastião litoral norte de São Paulo.

Começamos o dia com uma parada na Rodovia Mogi Bertioga para contemplar uma senhora cachoeira (precisamos marcar para fazer a trilha dessa cachoeira), depois de algumas fotos tiradas, voltamos para a estrada rumo ao nosso ponto de partida. A praia de Boracéia faz divisa com São Sebastião.
Em nossa caminhada, ora pela rodovia, ora pela areia das praias, passamos por alguns animais soltos no caminho, alguns cruzando a rodovia de um lado para outro colocando em risco as próprias vidas e a dos motoristas desatentos.

Também caminhamos por trilhas, passamos por igrejas, praças, rios e ruas em bairros que dão nomes às praias. Cada praia tem sua particularidade, umas com muita gente e outras totalmente desertas. Dessas praias vale destacar a Barra do Una que tem uma barragem natural que separa o rio do mar, fazendo uma paisagem única e também merece destaque a Praia de Cambury, essa cercada por montanhas nas extremidades. A rua por onde caminhamos tem um ar de interior e revela uma vila com barzinhos, restaurantes, shoppings, galerias, enfim muito graciosa.

No final da praia de Cambury, passamos a caminhar mais uma vez pela rodovia, andamos aproximadamente 1 km e pronto, chegamos à praia de Boiçucanga, destino final do nosso percurso programado. Atravessamos toda praia até o nosso 15º pórtico na Capela Sagrado Coração de Jesus, já com a luz do dia se despedindo da gente.
Depois de registrar nossa passagem, voltamos para São Paulo.

Caminhantes: Argeu, Marco Estácio e Marcos Roberto.