Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

01 setembro 2012

Caminhada Passos dos Jesuítas – Anchieta 10ª parte - Final da Rota Principal

Sábado, dia 01 de setembro, descemos para Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo e começamos nossa caminhada na praia da Lagoinha onde tínhamos parado anteriormente.
O dia estava claro e aberto, a temperatura estava ideal, perfeito para encarar os 40 km da etapa final da nossa caminhada seguindo o projeto Passos dos Jesuítas - Anchieta.
Logo de início, fizemos uma trilha de 8 km seguindo o roteiro do percurso. Essa trilha também é conhecida como Trilha das Sete Praias. Nela, passamos pelas praias do Bonete, do Cedro, Fortaleza e Dura, todas de difícil acesso. A trilha margeia a encosta e em alguns trechos com até 40 m de altura. A atenção no caminho tem que ser redobrada. Uma parte da trilha é tão íngreme que tivemos que utilizar cordas para subir ou descer alguns barrancos, mas todo o esforço foi recompensado com os mirantes naturais. A visão privilegiada da Mata Atlântica, das praias e encosta é de encantar os olhos pela beleza e harmonia da natureza.
Depois de percorrida a trilha, chegamos à praia do Lázaro e entramos na Gruta que Chora, nome interessante para uma pequena gruta que jorra água constantemente fazendo uma cortina fina de água em sua entrada.
Seguindo em frente, passamos pelas praias do Perequê Mirim, Enseada, Toninhas, Praia Grande, do Tenório, do Itaguá, Iperoig e do Cruzeiro.
Após a longa e exaustiva caminhada, chegamos ao 20º pórtico na praia do Cruzeiro em Ubatuba. Já era noite e até a Lua cheia nos presenteou com seu brilho avermelhado no final da nossa jornada de 370 km caminhados na rota principal.
Caminhar de Peruíbe a Ubatuba, foi diferente de tudo que fiz até hoje.
Durante todo o percurso, tivemos a companhia de muitos amigos em determinados trechos da caminhada. Alguns mais e outros menos. Mas, independente do trecho que caminhamos juntos, a presença de cada um foi muito importante e gratificante. O companheirismo e a amizade foram fundamentais em toda caminhada.
Marcão! Sua companhia o trajeto todo não tem preço! Valeu pelo empenho, disposição e persistência!
Agradeço a todos os amigos que caminharam ao nosso lado, mesmo em pequenos trechos.
Obrigado ao Argeu que na maior parte do caminho esteve com a gente, a Cláudia que começou a caminhada com a gente e nos acompanhou até São Vicente, a Dani Nunes que nos acompanhou por uns bons quilômetros, a Adriana, Lucas e o Vinícius que caminharam com a gente entre Mongaguá e Praia Grande, ao Omar que acompanhou uma parte de Bertioga, ao Osmar que caminhou com a gente nos trechos mais difíceis, ao Sales que caminhou de Caraguá até a divisa de Ubatuba e a Cris e a Dani que nos presentearam no último trecho da caminhada em Ubatuba.
Claro que não poderia deixar de lembrar e agradecer as nossas esposas que nos liberaram para essa caminhada. Sem o apoio de vocês tudo isso não teria sentido!
OBRIGAGO DONA ELMA E DONA MÔNICA! AMAMOS VOCÊS!
Obrigado a todos de coração.
Agora só falta o caminho alternativo de Cubatão à Santos para fechar o trajeto todo.
 
 
Nessa última etapa os caminhantes foram: Argeu, Cris, Dani, Marco, Marcos Roberto e Osmar. 


Um comentário:

  1. Vlw Marcos.
    Foi muito bom poder estar com vcs.
    Parabéns pela conclusão da meta.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir