Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

19 agosto 2012

Trilhas no Parque Estadual Juquery

Atenção! Atenção!
Notícia urgente!
Domingo um grupo de loucos invadiu o Juquery e fez algumas trilhas malucas, evadiu-se do local pela portaria principal e não foi barrado pelos seguranças!
É brincadeira! Domingo fomos ao Parque Estadual Juquery, pode se dizer que na tríplice divisa entre as cidades de Mairiporã, Caieiras e Franco da Rocha. O Parque foi criado em 1993 em razão da necessidade de conservação de importantes remanescentes de vegetações nativas existentes na Fazenda Juquery e de preservação de áreas de mananciais do Sistema Cantareira. Atualmente, abriga o último remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de São Paulo.
O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil abrangendo, aproximadamente, um quarto do território nacional, contendo magníficas espécies de animais e vegetais. É conhecido pela paisagem com árvores pequenas, galhos tortuosos, cascas grossas, folhas espessas sobre um manto de gramíneas diversas.
O parque recebe esse nome devido à grande ocorrência de uma planta utilizada pelos indígenas denominada de YU-KERY, nativa da região, também conhecida como Dorme Maria. Dessa planta os índios extraíam sal que servia como condimento para os alimentos.
No parque, fizemos algumas trilhas. Claro que começamos pela mais longa e difícil, a Trilha do Ovo da Pata com mais de 13 km e o ponto mais alto do parque, com 942 metros de altitude.
Antes de chegarmos ao Ovo da Pata, passamos pela Nascente do Cerrado e por uma torre de observação com 30 metros de altura e quatro platôs. Subimos até o último platô onde tivemos uma vista privilegiada em 360º.
Continuamos nossa caminhada rumo ao Ovo da Pata. Subir pela trilha que leva ao topo exigiu um pouco de esforço físico e persistência. Vencida a parte difícil da trilha, tivemos uma vista panorâmica das cidades vizinhas, do vale do Rio Juquery, da Serra da Cantareira e do Parque Estadual do Jaraguá.
O dia estava perfeito, muito claro e sem nuvens, sol forte e vista linda.
Descemos do Ovo da Pata e seguimos para a Trilha dos Lagos. Essa trilha tem 3 km de extensão e cinco lagos para contemplação. Passamos pela antiga cocheira da época do Complexo Hospitalar do Juquery e subimos uma escada de pneus que leva os visitantes a um mirante com outra vista magnífica do parque.
Voltamos a nossa caminhada e ainda passamos pela Trilha YU-KERY, um pequeno percurso com 750 metros onde é possível observar a planta Dorme Maria.
Ao final desta trilha chegamos ao playground do parque e ainda passamos pelas edificações que originalmente, compunham o antigo Hospital Psiquiátrico do Juquery, projetadas pelo arquiteto Ramos de Azevedo e tombadas pelo CONDEPHAAT, em 1989.
Depois de tudo isso voltamos para casa. Foi um dia e tanto!
Trilheiros (os loucos identificados): Cris, Dani, Leonor, Marcos Roberto, Mônica, Osmar e Val.

2 comentários: