Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

17 agosto 2013

3ª Etapa da Rota Franciscana

Continuando nossa caminhada, dia 17 seguimos para Santo Antônio do Pinhal, concluindo a etapa anterior quando nosso carro apoio ficou atolado no meio da serra.

Entre Monteiro Lobato e Santo Antônio do Pinhal foram cerca de 45 km contando a rota original e alguns complementos como: visita a Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso, Sitio do Pica Pau Amarelo, Sitio Pompeu, chegando a aproximados 52.900 passos em mais de 12 h de caminhada.

Santo Antônio do Pinhal é uma cidade aconchegante no meio da Serra da Mantiqueira, cercada de muitas montanhas e belas paisagens. O centro da cidade é muito bem cuidado com suas praças floridas, fontes de água natural e ainda tem um ponto turístico muito cobiçado por quem curte voo livre, o Pico do Agudo.


Passamos pelo pórtico, registramos nossa passagem e seguimos em frente, agora rumo a São Bento do Sapucaí.

Nesse percurso, percebemos que faltaram algumas placas de sinalização, algumas mal posicionadas e outras arrancadas dificultando a localização do caminho.

Fizemos uma parada na caminhada para conhecer um alambique muito charmoso, chamado a Bodega, um espaço muito bem arrumado com jardins bem cuidados, playground, orquidário, loja de artesanatos e claro uma boa adega.

Aproveitamos um pouco de tudo e seguimos para nossa rota.


De volta à rota, passamos pela Cachoeira Cassununga, muito bonita, mas infelizmente poluída. Já de longe sentimos o cheiro de esgoto. Segundo moradores da região, não existe tratamento de água e todo esgoto do local é despejado direto no rio que forma a cachoeira. Mais uma vez constatamos o homem destruindo a natureza.

Seguindo em frente passamos pela pequena cidade no sul de Minas Gerais chamada de Sapucaí Mirim, com a Igreja de Sant’anna na praça central e um coreto, típica cidade que se formou em torno da igreja.

Deixamos Sapucaí Mirim para trás e começamos a subida para São Bento do Sapucaí.

Subimos por uma estrada de terra muito íngreme que se você inclinasse o corpo um pouco mais para frente colocaria a testa no chão. Foi uma subida e tanto.

Depois da subida, descemos passando por fazendas e sítios até entrarmos em bairros afastados do centro de São Bento.



São Bento do Sapucaí é uma Estância Climática, cercada por montanhas, muito procurada para esportes radicais, mas, existem roteiros culturais, artísticos e naturais para todos os gostos. Um dos cartões postais da cidade é o complexo da Pedra do Baú (Bauzinho, Baú e Ana Chata).

Chegamos à Praça Padre Pedro onde estava o outro pórtico no centro, registramos nossa passagem e após nosso registro ainda subimos para a Igreja Matriz, construída em meados de 1853 por escravos em taipa de pilão tendo São Bento com santo padroeiro escolhido pelos freis.

Terminamos nossa caminhada ainda por explorar um pouco mais da cidade na próxima etapa.

Ao todo foram 08h15min de caminhada, 30,6 km e 34.000 passos.

Agora que venha Campos do Jordão!


Caminhantes: Argeu, Cris, Marco Lasinskais, Marcos Roberto, Marcos Tsuda e Sr. Carlos nosso motorista de suporte.

Um comentário:

  1. A cada cidade, uma experiência diferente...paisagens lindas, descoberta de novos lugares e sempre com a disposição e a alegria da galera.
    Amo a companhia dessa turminha...

    E lá vamos nós...a caminhada ainda é longa...rs ;)

    ResponderExcluir