Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

22 março 2014

Trilha na Serra do Itaberaba – Reserva Ibirapitanga

Sábado logo pela manhã seguimos para Santa Isabel, cidade próxima a São Paulo para encontrarmos com o pessoal disposto a caminhar na Serra do Itaberaba.

Turma reunida, alguns pela primeira vez com o nosso grupo, e lá fomos nós. Que estreia em pessoal!

Quando perguntarem para vocês: vamos fazer uma trilha em uma serra? Lembrem-se do significado de serra:

- Serra: Terrenos acidentados com fortes desníveis, cadeia de montanhas, cordilheira e podem variar entre 600 a 3000 metros de altitude.


Seguimos para o Parque Estadual do Itaberaba e Reserva Ecológica Ibirapitanga em Santa Isabel.

Itaberaba em Tupi significa “Pedra Reluzente”.

Ibirapitanga é o nome do pau-brasil em Tupi e significa “Madeira Vermelha”.

Começamos andando em um terreno com poucas elevações, passamos pela igrejinha e seguimos pela esquerda, cerca de 600 m à frente entramos a direita para nossa primeira subida. Começava o desafio!

Esse trecho de subida até que foi tranquilo, passamos pelas torres de transmissão e continuamos subindo.


Passadas as torres a inclinação aumentou e começou a verdadeira subida. Partimos de 730 m para 985 m de altitude.
Passamos por vários mirantes naturais durante a subida da serra.

O dia parecia que seria chuvoso, mas só parecia! Foi perfeito! Clima ameno e sem chuva, ideal para uma boa caminhada e excelentes fotos do pessoal encarando a subida.

Chegamos ao cume da montanha e a visão do alto da serra é linda, cercada de verde por todos os lados, coisa rara hoje em dia tão perto de São Paulo.

Guiados pelo Rafael do Turismo de Aventura, descemos a montanha até uma cabana abandonada caindo aos pedaços. Certamente daria um cenário ideal para um filme de terror com lago e o píer para pesca. Deve ter sido um bom lugar para passar um final de semana com os amigos pescando no lago e jogando muita conversa fora!

Depois de uma breve parada na cabana pegamos a trilha de volta. Fizemos o retorno por outro caminho, subindo por dentro da mata fechada saindo nos dutos da Petrobrás onde paramos mais uma vez para apreciar outro mirante natural. Não cansa dizer que essas montanhas enchem os olhos com uma beleza sem igual!


Voltamos à nossa caminhada descendo a montanha até que chegamos a uma porteira que dá acesso a estrada que nos levaria até a igrejinha novamente.

Agora faltava pouco para chegar onde deixamos nossos carros, mas as pernas, uh! As pernas já estavam cansadas depois de tanto esforço.

Se nos perguntarem:

- Vocês farão essa trilha outra vez?

A resposta é:

- Claro! Não tenham dúvidas que voltaremos outras tantas vezes!

Essa trilha foi um teste de resistência realizado com muito gosto! Ao todo foram 17 km de caminhada pela serra.

No final demos uma parada estratégica no mercadinho para uma hidratação básica e seguimos para o centro de Santa Isabel.

Já no centro paramos em uma lanchonete onde tomamos um lanche e depois o Rafael nos levou para o mirante com uma vista privilegiada da cidade e ainda fomos conhecer a Igreja Matriz de Santa Isabel.

Posso dizer que foi um dia completo!

Bons amigos reunidos para uma trilha, muita risada, um passeio e tanto pela Serra do Itaberaba, terminando o dia conhecendo um pouco mais da cidade de Santa Isabel.

Obrigado a todos que se dispuseram a passar algumas horas no meio da Serra do Itaberaba e um agradecimento especial ao Rafael do Turismo de Aventura por sua disposição e parceria!

Esperamos por vocês nas próximas aventuras! 

2 comentários:

  1. “Ótimo relato de nossa aventura, quero agradecer também pela companhia de toda galera do AÇÃO NATURAL turma alto astral que contempla e preserva o meio ambiente”.

    Estamos sempre juntos nas TRILHAS#MONTANHAS#VARANDO#MATO#NA#CHUVA#E#NO#SOL

    ResponderExcluir
  2. Posso afirmar que faço de novo, de novo e de novo...mesmo com o cansaço, é sempre gratificante...amigos, risadas, paisagens sem igual.

    Me sinto privilegiada em fazer parte desse grupo...amo muito tudo isso!!!

    ResponderExcluir