Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

11 março 2017

Trilha da Pirapitinga e Cachoeira Grande

Dia 11 Juntamos a turma para mais uma aventura. Dessa vez a trilha escolhida foi a da Pirapitinga dentro do Núcleo Santa Virgínia em São Luiz do Paraitinga.

Apesar do receio de ter a trilha cancelada por causa das fortes chuvas que antecederam a semana do evento no fim tudo deu certo, o tempo firmou e a trilha foi realizada com muita disposição.



A trilha em si tem o formato de uma ferradura fazendo uma grande volta passando pelas margens dos rios Paraibuna e Ipiranga e também por algumas belas cachoeiras como as cachoeiras das Andorinhas, Salto Grande e do Saltinho. Claro que paramos em cada uma delas para banhos refrescantes, ou melhor, bem gelados mesmo.

A Cachoeira das Andorinhas tem uma queda d’água de aproximadamente 20 metros de altura formando um grande lago na sua base bem convidativa para banho e mergulho. Na beira do lago da cachoeira nos divertimos com o cardume de  pirapitinga, peixe endêmico da região, ou seja, só existe lá no Rio Paraibuna e no Rio Ipiranga e por essa razão nome da trilha é Pirapitinga.

Depois do primeiro banho, seguimos subindo e descendo a trilha margeando do Rio Ipiranga. No caminho ainda paramos em outro atrativo da trilha, a Ponte de Pedra para uma sessão de fotos. Seguindo em frente vimos o Rio Ipiranga se juntar ao Rio Paraibuna formando novas corredeiras sumindo entre as montanhas da Serra do Mar.



Subimos mais um trecho da trilha até alcançarmos a Cachoeira do Salto Grande. Essa cachoeira é simplesmente magnífica. Tem muita imponência e força, suas pedras criam um espetáculo à parte proporcionando aos aventureiros muita diversão e bons banhos em suas fendas e buracos provocados pela força da água ao longo dos anos.

Foi muito divertido brincar nas pequenas hidromassagens naturais e com os peixes que vinham nadar quase que em cima da gente sem demonstrar medo algum, ou será que eles só estavam atrás de comida?



Por fim subimos mais uns metros pela trilha até uma nova “parada básica” na terceira cachoeira do dia, a do Saltinho. Mais uma vez com direito a um banho revigorante antes de encararmos a subida do Morro do Araçaeiro até o final da nossa trilha voltando à base do Núcleo.

Ao todo essa trilha tem aproximadamente 5,7 km ida e volta e é considerada de nível média por conta das três grandes subidas durante o percurso, mas nada que impeça ou iniba os aventureiros dispostos a aproveitar mais um pouco das belas paisagens escondidas na nossa Mata Atlântica.

Depois de nos despedirmos do Parque ainda demos uma esticada até Lagoinha, cidade vizinha de São Luiz do Paraitinga, para encarar mais uma cachoeira. Dessa vez a Cachoeira Grande de Lagoinha.


Bom o nome já diz tudo né. A cachoeira é belíssima! Ela pertence a uma propriedade particular onde os donos investiram em infraestrutura preparando o local para receber turistas de todos os lugares. O local conta com lanchonete, banheiros, estacionamento, um mirante e outras melhorias para prática de esportes de aventura como rapel, tirolesa, entre outras atividades. Vale a pena dar uma passada por lá mesmo que seja só para tomar um banho de cachoeira e comer uma porção de peixe.

Para nós foi a saideira do dia aproveitando a cachoeira ao máximo até que a chuva resolveu que queria participar da brincadeira, mas ela acabou brincando sozinha.

E assim terminou mais uma aventura com o grupo.

Valeu pessoal pela companhia e pela diversão. Espero que todos tenham gostado da aventura!

Até a próxima.

4 comentários:

  1. Oi gente!!!
    Gostaria de saber se preciso ter algum condicionamento muito evoluído para me juntar a vocês, se é possível claro. Como vocês se organizam, posso acompanhar algum dia?

    ResponderExcluir
  2. Oi gente!!!
    Gostaria de saber se preciso ter algum condicionamento muito evoluído para me juntar a vocês, se é possível claro. Como vocês se organizam, posso acompanhar algum dia?

    ResponderExcluir
  3. tenho imenso interesse em participar das proximas trilhas, nunca fiz nenhuma. como devo proceder? meu whats para contato 943930929

    ResponderExcluir
  4. oi gostaria de fazer trilha com vcs, acho bacana o passeio que vcs fazem. Meu whats e 11 98025-5543.

    ResponderExcluir