Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

15 abril 2017

Estrada Velha de Santos

Falar da Estrada Velha de Santos é fácil e prazeroso.

Desde quando fui pela primeira vez em 2008, eu sempre marco para retornar ao menos uma vez por ano nesse parque.

Mesmo com algumas mudanças ao passar dos anos, esse parque ainda mantém seu carisma e encanto. Antes éramos livres para descer até o CAT em Cubatão e voltar pelo mesmo percurso sem a companhia dos monitores locais. Hoje só pode fazer isso com acompanhado deles e se o grupo tiver um carro de resgate (van, ônibus) aguardando lá em baixo para nos trazer de volta por fora do parque.

Mas detalhes burocráticos a parte, o Parque Estadual Serra do Mar Monumentos Históricos continua sendo um dos meus preferidos. Nele vivenciamos parte da história da nossa cidade com seus Casarões como: O Pouso de Paranapiacaba, Rancho da Maior Idade e também a Casa de Visitas do Alto da Serra onde existe uma maquete da região e uma pequena exposição de fotos e reportagens sobre a construção da Barragem e Represas no alto da serra.

Além destes monumentos o visitante ainda pode explorar as Ruínas, uma antiga construção conhecida como Casa dos Operários.

O visitante com sorte em um dia aberto sem o nevoeiro característico da região, poderá ver boa parte do litoral santista e até parte do Porto na cidade de Santos.

Entre as curvas primorosas da antiga Estrada Velha podemos apreciar vários mirantes com visual de tirar o fôlego de quem curte a natureza e ainda observar do alto da serra quase toda área industrial de Cubatão.

Outros atrativos podemos citar ainda o Belvedere Circular e a Calçada do Lorena, esse último é um trecho remanescente original da antiga estrada utilizada por tropeiros e comerciantes que seguiam para São Paulo por esse caminho trazendo mercadorias em lombo de mulas. Parece distante, mas isso acontecia até há pouco mais de 100 anos.

O final da caminhada para quem não tem resgate em Cubatão, é o Padrão do Lorena, mais uma construção singular entre as curvas da estrada.

O circuito de caminhada até o Padrão do Lorena contempla cerca de 4,5 km, depois de ter percorrido essa distância é hora de voltar e aí são mais 4,5 km de subida sem folga até a portaria em São Bernardo do Campo.

Fizemos a caminhada tranquilamente e como sempre rimos muito durante todo trajeto sempre na companhia de bons amigos.

Agora é só esperar pelo próximo evento com o grupo!

Até a próxima pessoal!








Nenhum comentário:

Postar um comentário