Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

10 outubro 2011

Trilhas no Parque Estadual do Jaraguá

Mais uma vez no Pico do Jaraguá.
Pleno domingão com clima de “vai chover”, fizemos nossas mochilas e fomos para o Parque Estadual do Jaraguá.
Fizemos as trilhas: do Pai Zé, da Bica e a do Silêncio. O dia estava nublado, o que foi bom em se tratando do menor desgaste físico, mas com isso perdemos com a pouca visibilidade que o local ofereceu. No alto de 1135m, dá para ver toda a cidade de São Paulo; seus prédios; antenas de transmissão; avenidas importantes; cidades vizinhas como: Guarulhos, Carapicuíba, Osasco; o rio Pinheiros; um trecho da via férrea que liga a estação da Luz à Jundiaí; o alto da Serra da Cantareira; Caminhos do Mar... Realmente foi uma pena não ver tudo isso, mas mesmo assim deu para ter uma visão privilegiada com um ângulo de 360º embaixo da torre.
Depois de subir pela trilha do Pai Zé (a que leva ao Pico do Jaraguá), ficamos muito tristes com a vegetação queimada. Com certeza foi uma grande perda para o meio ambiente. Muitos animais certamente morreram e a vegetação vai demorar a crescer no local novamente. Como é triste ver que o homem consegue destruir a natureza com tanta facilidade.
O bom é que a natureza é forte e mostra isso sempre. Passados poucos dias da queimada, que não se sabe se foi criminosa, descuido (irresponsabilidade) de algum fumante ou um balão que caiu na região, as plantas voltam a mostrar suas cores, tentando tirar o cinza e o negrume da queimada na encosta do Pico. É certo que logo tudo estará verde novamente, mas ainda vai demorar para que as árvores dêem novos frutos e moradias para os animais da região.
Após a descida, fomos à trilha da Bica. Essa é nova e recentemente foi aberta para a visitação.  Com 1500 m de ida e volta em terreno fácil de caminhar até a bica que dá o nome à trilha. Muito bom ouvir o som dos pássaros cantando no caminho! A trilha é toda cercada com proteção na lateral. Em alguns pontos ela passa ao lado de um barranco com mais ou menos 30 m de altura, com muitas placas informativas sobre os ciclos da água e o tipo de vegetação local. Muito tranquila de ser feita.
No final da caminhada fomos à trilha do Silêncio. Essa trilha foi desenvolvida para o fácil acesso de pessoas portadoras de deficiências, com placas em Braile e piso amadeirado para cadeirantes. Nessa trilha nós ouvimos os pássaros, o vento, as gotas da chuva, animais de várias espécies, contemplamos a diversidade das árvores e folhas. Impressionante como é bom manter o silêncio em meio à natureza!
Aproveitamos bem esse dia e fizemos uma excelente caminhada. Um bom exercício para o corpo e para a alma e recarregados pela força da natureza voltamos para nossas casas, já pensando nas próximas aventuras.
Esperamos que você esteja com a gente nas próximas.

Por Marcos Roberto – Ação Natural Trilheiros.

Um comentário: