Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

09 junho 2013

Visita na Aldeia Indígena Guarani em Mongaguá

Domingo descemos para o litoral de São Paulo, dessa vez para uma aventura diferente e solidária.

Reunimos nossa turma e fomos à Mongaguá para conhecer um pouco da cultura indígena Guarani. Fomos recepcionados por Danilo ou Verá mirim, nome indígena que significa: pequeno relâmpago.

Depois de acomodados em uma das salas de aula na aldeia, ele nos deu uma aula sobre a cultura e os costumes indígenas.


Percebemos como é difícil a vida do índio aqui no Brasil e como falta o apoio governamental para atendimentos básicos na saúde, infraestrutura, saneamento e educação.

Mesmo nessas condições, vimos a força de vontade e a determinação que possuem para aprimorar seus conhecimentos e manter a própria cultura. Hoje eles estudam e ensinam a língua guarani e o português para os menores tanto na escrita como na fala.

Na escola eles possuem apenas um computador para pesquisas, estudos e contatos fora da aldeia. Falta muito material escolar. No mesmo local há também uma aldeia Tupi. Eles estudam na mesma escola com professores com formação básica e fazem de tudo para preservar suas línguas, culturas e costumes.

Depois da palestra, subimos para a aldeia, onde pudemos comprar alguns artesanatos feitos por eles, participamos de uma apresentação de dança na tribo e alguns participantes do grupo ainda se divertiram jogando uma partida de futebol com os índios da aldeia.

Esse dia foi muito especial. Foi um momento de repensar valores e princípios.

Nossos amigos do Ação Natural participaram ativamente das atividades, foram solidários com alimentos e valores, mas acho que quem saiu ganhando nessa fomos nós. Conhecimento não tem preço!

Tenho certeza que todos gostaram de conhecer um pouco da cultura indígena Guarani, gente simples e humilde que nos recebeu de braços abertos.

Há’evaté Xe Hetá Verá mirim, por nos receber tão bem em sua aldeia.

Obrigado a todos que participaram dessa aventura de conhecimento solidário. Vocês fazem a diferença!

Aájuma, Aájuma.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito compensador, realmente por essas e por outras que nós vemos...isso não se aprende nos livros...isso é a realidade.

    Como sempre, um dia muito especial, com a galera 10!

    ResponderExcluir