Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

24 agosto 2013

Trilha da Pirapitinga – São Luis do Paraitinga

Sábado, dia 24, fomos para a cidade de São Luis do Paraitinga, interior de São Paulo, para realizarmos mais uma trilha do passaporte Trilhas de São Paulo, dessa vez fomos fazer a Trilha da Pirapitinga. 

Pirapitinga: significa peixe da casca branca, é da família da Characidae nativo da Amazônia.

Seguimos para o Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia, onde recebemos orientações para nossa trilha com o monitor Wilson.


O Núcleo protege remanescentes da floresta ombrófila densa montana e altomontana com matas nebulares, com árvores de grande porte como cedro, peroba, maçaranduba, canela e ipê, que abrigam bromélias, orquídeas, samambaias, liquens e lianas. Nesta floresta, a mais de mil metros de altitude, sobrevivem muitas espécies exclusivas e em risco de extinção, como o mico-da-serra-escuro, o mono-carvoeiro, e aves como macuco, jacutinga, pichochó e cigarra-verdadeira. Ali foi registrada a ocorrência da onça pintada, muito rara na Serra do Mar. O relevo acidentado favorece a formação de cachoeiras, especialmente nos rios Ipiranga, Ribeirão Grande e Paraibuna. Suas florestas preservam importantes mananciais para o abastecimento de água das cidades do Vale do Paraíba e até mesmo do Rio de Janeiro. (fonte folheto do núcleo)

Nossa trilha foi de 5,7 km passando pelos Rios Ipiranga e Paraibuna, com as cachoeiras do Saltinho e do Salto Grande e ainda passamos pela Ponte de Pedra, pelos Poços do Peixe Grande e Andorinhas e o Mirante do Vale do Rio Paraibuna.


Claro que depois de uma caminhada e com as cachoeiras a disposição, não deu outra coisa se não tomar um belo banho nas cachoeiras geladas e cristalinas do rio Paraibuna.

Foram bons momentos dentro da cachoeira com a galera corajosa e animada, já que a temperatura da água estava em dezesseis graus.

Brincamos um pouco e seguimos em frente na nossa trilha até retornarmos a Base do Núcleo onde conseguimos mais um carimbo no passaporte das trilhas.

Nos despedimos do Núcleo Santa Virginia e seguimos para a cidade de São Luis do Paraitinga.

São Luis do Paraitinga é uma cidade que tem o maior conjunto arquitetônico tombado do Estado de São Paulo e é famosa pelo intenso calendário cultural como: a Festa do Divino, a Folia de Reis, o Carnaval, as Congadas e os Festivais de Marchinhas, Músicas Juninas, da Cachaça, Gastronômico e pelas manifestações do tradicional modo de vida caipira.


Infelizmente em 2010, a cidade foi devastada por uma enchente de grandes proporções, levando a Igreja Matriz ao chão e diversas casas foram totalmente destruídas e outras tantas parcialmente, causando uma perda incalculável ao patrimônio arquitetônico da cidade.

Hoje ela está sendo reconstruída aos poucos, mas sabemos que aqui no Brasil tudo demora e a cultura é muito pouco valorizada. Tomara que a cidade volte ao seu glamour em breve.

Encerramos o dia cheio de aventuras e pegamos a estrada de volta.

Foi um dia e tanto, novos amigos, muita aventura e muito divertimento.

Valeu galera!


Até a próxima aventura!

Um comentário:

  1. Sempre muito bom...


    ...esperando a próxima ;)


    Nóis é nóis...uhuuu...rs

    ResponderExcluir