Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

20 setembro 2014

13ª Etapa da Rota Franciscana – Conclusão da Rota Esperança

Dia 20 encerramos mais uma rota do Programa Caminha São Paulo. Dessa vez, finalizamos a Rota Esperança que liga as cidades de São Luis do Paraitinga, Lagoinha, Cunha e Guaratinguetá. Totalizando 117 km segundo o programa das rotas.

Nesse trecho retomamos a caminhada em Cunha seguindo para Guaratinguetá.


Cunha teve sua origem por volta de 1695 com a chegada de muitos aventureiros que subiam a serra com destino ao Sertão de Minas Gerais atraídos pelo ouro e pedras preciosas. Só em 1730 alguns viajantes fixaram residência na região e construíram um povoado. Em 1785 o povoado foi elevado à vila com o nome de Vila Nossa Senhora da Conceição de Cunha, em homenagem ao Governador da Província de São Paulo Capitão General Francisco da Cunha Menezes. Em 1858 com a autonomia política foi elevada à cidade e em 1883 tornou-se comarca. Em 1932 Cunha foi palco da batalha da Revolução Constitucionalista. Somente em 1993 Cunha assumiu sua identidade turística.

Logo que chegamos, passamos novamente no pórtico na Praça da Matriz e entramos na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Considerada uma das igrejas mais bonitas do Vale do Paraíba, foi construída em 1731 em estilo barroco paulista. Após passar por cinco reformas tornou-se a Matriz. A igreja ainda possui um rico acervo de arte sacra com imagens e altares talhados em madeira.


Passamos por vários casarões do tempo dos Barões do Café e pelo Mercado Municipal da cidade.

Seguindo a rota, passamos pela Igreja do Rosário e São Benedito, mas infelizmente estava fechada.

Já saindo da cidade, percorremos por estradas rurais cortando sítios e fazendas, subindo e descendo várias montanhas. O tempo todo passamos por marcos da Estrada Real com placas contando detalhes da região a cada 400 ou 800 m. Foi bem interessante andar tantos quilômetros da Estrada Real e pisar em caminhos históricos. Pena que em muitos trechos a mata estava queimada, aparentemente houve um grande incêndio na serra entre Cunha e Guaratinguetá. Felizmente a natureza já está mostrando sua força substituindo as cinzas do queimado por mato verde.


Foi uma caminhada longa. Em determinado trecho tínhamos que caminhar pela Rodovia. Avaliando os riscos de andar na estrada sem acostamento, percorremos esse pequeno trecho no carro de apoio, preservando a integridade física do grupo.

Já quase na divisa entre as cidades de Cunha e Guaratinguetá entramos no Mosteiro e Capela de Santo Expedito.

Seguimos por mais estradas que iam cortando as montanhas. O céu ficou carregado com nuvens de chuvas anunciando que iria cair muita água. Não demorou muito e começou a chuva, bem-vinda chuva! Como não passamos por nenhuma cachoeira nesse trecho deixamos a chuva fazer a nossa alegria! Caminhamos cerca de 3 horas embaixo dela. Como foi bom! Já fazia muito tempo que não chovia e não tinha como não aproveitar esse banho de chuva.

Paramos no Bar do Jeferson no caminho para dar aquela merecida hidratada sabendo que ainda tínhamos 9 km de caminhada até Guaratinguetá para finalizar a rota.

Esses últimos quilômetros foram pela Rodovia até a entrada da cidade.

Já era noite alta quando chegamos ao pórtico de Guaratinguetá para fechar mais uma rota.

Agora falta apenas uma rota para terminar todo o programa da Rota Franciscana. Com certeza não falta ânimo para essa turma!

Parabéns a todos! Mais uma rota concluída com sucesso e muita energia positiva!

Bora pra próxima etapa finalizar a Rota Franciscana!

Caminhantes: Alexandre, Argeu, Cris, Marco Lasinskais, Marcos Roberto, Marcos Tsuda e Seu Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário