Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

27 setembro 2014

Trilha das Sete Praias e Ruínas da Lagoinha em Ubatuba

Nada como começar o dia reunindo a turma para fazer mais uma trilha. Posso dizer que essa trilha é uma das mais bonitas do litoral norte paulista e tinha tudo para ser perfeito, mas algo muito chato aconteceu e quebrou o clima logo cedo. As 6:00 da manhã dois amigos de trilha foram surpreendidos por um arrastão realizado por três motoqueiros logo que saíram da estação do metrô ao lado do nosso ponto de encontro. Ainda bem que só levaram bens materiais, graças a Deus nada foi feito contra a integridade física deles. Isso é no mínimo revoltante! Hoje não temos liberdade ou segurança alguma, somos reféns de dois tipos de bandidos: os armados e os que sentam atrás das mesas em plenários lavando as mãos como se não pudessem fazer nada pelo povo. Vivo em um país lindo, mas tenho muita vergonha de ser brasileiro.



Depois do susto e momentos de revolta, juntamos o grupo no ônibus contratado e seguimos para a trilha.

Depois de algumas horas na estrada, começamos nossa trilha seguindo para as Ruínas da Lagoinha. Uma construção do século XIX conhecida como Solar do Capitão Romualdo e que era sede da fazenda produtora de café e cana-de- açúcar. Foi construída com argila, areia da praia com conchas, pedras e óleo de baleia. Foi uma das primeiras casas que tinham janelas que abriam para fora mostrando os vidros, o que era muito raro na época. Segundo a história, o Capitão Romualdo e sua esposa não tiveram filhos, tinham muitos escravos e os tratavam com respeito. O casal tinha o hábito de deixar seus escravos sentarem à mesa com eles durante as refeições. Com a abolição da escravatura pela Lei Áurea os escravos não foram embora por gratidão, mas após a morte do Capitão a sua esposa enlouqueceu e foi internada. Como a fazenda não tinha herdeiros, caiu no esquecimento. Outra ruína que visitamos foi a da primeira Fábrica de Vidros do Brasil. A Fábrica pertencia ao Capitão Romualdo e sua intenção era produzir vidros e garrafas para sua cachaçaria e abastecer a grande procura por vidros na região, mas foi impedido de construir já que na época todas as garrafas e vidros vinham da Europa e a distribuição era feita pela Coroa Portuguesa.



Após visitar as Ruínas, seguimos para Praia da Lagoinha e iniciamos a trilha rumo à Praia Fortaleza. Pelo caminho passamos pelas praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande Bonete, Deserta, do Cedro e finalizamos na praia Fortaleza. A maioria dessas praias não é muito frequentada, algumas completamente desertas, o que é um ótimo convite para um final de semana acampando por lá. O dia estava nublado, mas mesmo assim o visual foi de encantar os olhos. Cada praia com suas características, uma com pedras e rochas no caminho, outras com areia fofa exigindo um pouco mais das pernas na sua travessia, outras quase escondidas na encosta da montanha. Ficamos impressionados em ver algumas casas construídas no meio das montanhas e dá para imaginar a mão-de-obra que foi trazer todo aquele material de construção para um lugar sem nenhuma estrada ou rua, o único caminho era o mar.



Ao todo foram aproximadamente 13 km de caminhada do ponto de partida nas Ruínas até a Praia Fortaleza, subindo e descendo as montanhas por trilhas e praias paradisíacas. Não faltaram mergulhos ao longo do caminho. Não tinha como não aproveitar aquele mar convidando os aventureiros.

Depois da chegada em Fortaleza ainda conseguimos um prêmio extra, conversei com o nosso motorista que gentilmente aceitou meu pedido de nos levar à Gruta que Chora na praia do Lázaro, esse trecho não estava previsto e foi perfeito fechar a trilha na gruta.

Posso dizer que foi um dia ímpar com muitas emoções diferentes.

A galera sempre animada, já pensando na próxima aventura.

Obrigado a todos pela participação!


Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário