Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

11 novembro 2017

10ª Etapa Passos dos Jesuítas – Anchieta – 2ª Edição

Dia 11 de novembro descemos até o Forte dos Andradas no Guarujá para darmos continuidade na rota.

Nossa intenção era fazer uma visitação com tour monitorado nas instalações do Forte, previamente agendado, mas as chuvas da madrugada e o tempo muito fechado pela manhã nos impediram e por questões de segurança a visitação foi cancelada.

Então só nos restou a caminhada original da Rota.

Caminhamos até a Praia do Tombo, ponto de parada na rota anterior e seguimos nosso itinerário sempre pela orla da praia.

Em alguns trechos, sempre que podemos, abandonamos o trajeto original para conhecer alguns pontos turísticos das regiões por onde passamos e isso não foi diferente no Guarujá.

Saímos da rota para subir no Mirante da Caixa D’água. Esse Mirante é muito procurado por praticantes de Parapente, localizado entre as Praias do Tombo e das Astúrias.

Descemos o Mirante da Caixa D´água para subir outro mirante em seguida, o Mirante das Galhetas. Este tem vista para o mar aberto entre as praias citadas acima com fortes ondas batendo nas rochas criando um espetáculo à parte. Descemos nas pedras para fazer algumas belas fotos para depois seguirmos em frente.

Percorremos toda orla das praias Astúrias e Pitangueiras até chegarmos ao Morro do Maluf, localizado no final da Praia Pitangueiras divisa com a Praia Enseada.

“Nesse meio tempo paramos da Secretaria de Turismo de Guarujá onde deveria ter um pórtico para registrar nossa passagem, mas infelizmente só encontramos a base de concreto no local onde o mesmo deveria estar. Parece mentira, mas esse é o terceiro pórtico seguido que não existe nos locais indicados no programa e o pior é que nem os agentes de turismo da Secretaria de Turismo local sabiam da existência do pórtico por ali. Só não é mais decepcionante porque a rota compensa ser feita e apreciada, mas a organização do Caminha São Paulo é muito falha (bota "MUITO" nisso) na manutenção e nas informações para os caminhantes.”

Voltando ao Morro do Maluf. O visual é belíssimo! As ondas batendo na encosta e paredes do morro são de causar um certo encantamento com a beleza do local. Só isso já valeria a pena subir até ali andando fora da rota, mas somos exploradores natos, pulamos o muro sem cerimônias e subimos uma pequena trilha até o cume do Morro.

O Morro é um lugar perfeito para praticantes de rapel. Uma das paredes tem até 100 metros de altura proporcionando muita adrenalina aos corajosos e também é ideal para voos de parapente e outros esportes radicais. Curtimos o visual, tiramos mais fotos e seguimos em frente.

Percorremos toda extensão da Praia Enseada passamos em frente ao Aquário da cidade e seguimos até o final da orla onde somos obrigados a dar a volta no morro por conta dos condomínios fechados.

Um pouco mais a frente saímos da rota mais uma vez para conhecer mais uma das belas praias do Guarujá, a Praia do Éden.

O nome já diz muito sobre o local. A Praia do Éden é uma pequena praia escondida atrás de um dos morros da cidade, o acesso é bem fácil, mas recomenda-se um pouco de cuidado, por conta de assaltos no entorno. Vimos vários vidros de carros quebrados e alguns garotos de bicicleta rondando os carros estacionados na rua. Não existe qualquer tipo de segurança no local, até mesmo porque para acessar a praia é necessário descer uma pequena trilha e os carros ficam fora da vista dos visitantes, mas falando sobre a Praia vale dizer que é belíssima! Tem uma pequena extensão de areia e muitas pedras na encosta onde as ondas criam um espetáculo a parte com um visual digno de praias paradisíacas com montanhas, mar aberto, areia, águas cristalinas e típica praia de tombo.

Depois de mais alguns cliques, resolvemos finalizar nossa caminhada com esse visual.

Ao todo somamos mais de 20 km de caminhada só nessa etapa.

Agora falta pouco para finalizar o trecho que envolvem a cidade e as praias do Guarujá.

Até a próxima etapa!







Nenhum comentário:

Postar um comentário