Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

14 abril 2018

Trilha da Cachoeira da Usina – Pedro de Toledo – SP

Dia 14 de abril, juntamos a turma para mais uma aventura. A escolhida dessa vez foi uma Trilha que fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) Itarirú localizado no Vale do Ribeira ao Sul do estado de São Paulo, sua área compreende parte dos Municípios de Pedro de Toledo, Itariri, Juquitiba, Miracatu e Peruíbe.

O Núcleo Itarirú foi criado em 1977. A origem do nome vem do Tupi que significa “pedra preciosa”. Esse núcleo oferece ao visitante trilhas ecológicas monitoradas, centro de apoio ao visitante, banheiros, auditório para palestras e até dormitórios para pesquisadores.

Para esse dia agendamos a Trilha da Cachoeira da Usina, uma caminhada de porte médio levando em conta a distância percorrida, ao todo marcamos 9,6 km do Parque até a Cachoeira ida e volta.

Nessa trilha além da cachoeira, o visitante poderá conhecer e ouvir a história das ruínas da antiga usina hidroelétrica da região construída em 1939 desativada em 1970.

Depois de percorrer a trilha até a cachoeira nosso grupo não pensou duas vezes para tomar aquele banho gelado nas corredeiras e na queda d’água. Apesar do dia estar nublado e com grandes possibilidades de chuvas fortes, todo esforço foi compensado pela beleza, histórias e um banho delicioso nas águas da serra.

Mas se você pensou que nossa brincadeira acabou por aí, você se enganou. Depois de voltarmos até a Base do Núcleo, seguimos para outra cachoeira, essa um pouco mais distante, cerca de 6 km da entrada do Parque, mas nessa fomos de carro. A estrada de terra tem bons e maus trechos para percorrer, o ideal é ir com um 4x4 pra não ter problemas como amassar seu protetor de cárter, judiar dos amortecedores, mas no geral um carro comum também passa, basta ir devagar e com pouco peso.

Após percorrer os 6 km intermináveis de estrada de terra chegamos a Cachoeira do Ribeirão Grande.

Essa cachoeira tem uma formação diferenciada, ela é uma grande parede de pedra por onde a água desce, mas quando o volume de água está baixo toda água do rio desce por uma pequena fenda no canto direito do paredão. Não preciso dizer que entramos na fenda para ficar debaixo de toda aquela pressão deliciosa né.

Posso dizer que curtimos muito cada momento que estivemos ali na cidade de Pedro de Toledo, ainda ficou muito para ser explorado na região. Ficamos sabendo de outras cachoeiras na cidade e nas proximidades, então em breve voltaremos para conhecer novos trajetos e outras cachoeiras.

Recomendo a todos os interessados agendarem uma visita ao PESM - Núcleo Itarirú, os monitores são muito bons, durante o percurso estavam orientando e informando tudo sobre a trilha, parque e as ruínas. Fica aqui nosso registro de agradecimento especial aos Monitores Adriano, Robert e Ronaldo, valeu mesmo cada momento que passamos com vocês.

Depois da trilha não poderia faltar aquela saideira tradicional com um almoço tardio na região. Na volta demos uma parada em Peruíbe onde “almojantamos” para depois retornarmos para casa.

Nesse dia conhecemos muita gente nova. Foi muito bom conhecer vocês e serão sempre bem-vindos em nossas atividades.

Desde já agradeço a todos os participantes, novos e os mais antigos. Tenho certeza que todos curtiram mais uma atividade inédita com o grupo.

Então não vemos na próxima aventura pessoal!


Turma na entrada do PESM Itarirú

Começando a Caminhada

Trilha mais fechada

Cachoeira da Usina

Criando coragem pra entrar na água

Curtindo a Cachoeira

Ruínas da Usina

Aula do Adriano sobre a Usina

Cris e a Cuíca

Voltando para a Base do Núcleo

Cachoeira do Ribeirão Grande

Cachoeira do Ribeirão Grande

Entrando na Fenda

"Almojanta"


Nenhum comentário:

Postar um comentário