Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

30 março 2018

Parque Nacional de Itatiaia – 2ª Edição


No final de semana prolongado da Semana Santa juntamos a turma para mais uma aventura na Serra da Mantiqueira em Itatiaia, dessa vez contamos com nossos amigos e parceiros da Vertical Ecofun para essa atividade cheia de aventuras.

Partimos cedo de São Paulo e seguimos pela Via Dutra até a entrada da estrada que dá acesso à parte alta do Parque Nacional de Itatiaia – PNI.

Depois de fazer o Check in no Posto Marcão partimos para primeira aventura do dia. O Morro do Couto.

O Morro do Couto é o 8º Pico mais alto do Brasil com seus 2.680 m de altitude. Esse Morro fica à direita partindo do Posto Marcão, o acesso é relativamente fácil para atingir o cume. Com aproximadamente 3 km de trilha e uma pequena escalada em pedras para acessar o topo.

Com a disposição em alta e o companheirismo do pessoal o acesso foi rápido e tranquilo. Lá no cume decidimos seguir pela crista da montanha até a Base das Prateleiras aumentando nosso trajeto em mais 8 km de caminhada pela montanha. Tivemos vários momentos de subidas e descidas pelo caminho, com pedras escorregadias e soltas, cercados pela vegetação rasteira o tempo todo. Durante o caminho passamos ainda por dentro da Toca do Índio. Essa toca é um aglomerado de pedras que formam uma passagem coberta por dentro da montanha. Depois descemos a trilha sentido a Base das Prateleiras com uma visão panorâmica do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira. Na volta passamos pela entrada da Cachoeira das Flores com pausa para algumas fotos.

Deixamos o Parque e seguimos para nosso canto reservado no Hostel Picus onde preparamos nosso jantar e descansamos para nos preparar para as atividades do dia seguinte, a subida ao Pico das Agulhas Negras.

Logo cedo no dia seguinte, basicamente de madrugada. Levantamos e tomamos nosso café para seguir o caminho novamente até o Parque, dessa vez acompanhados pelo Guia Vinicius que nos conduziu até o cume do 5º Pico mais alto do Brasil com seus 2.790 m de altitude. O trajeto é difícil e é necessário acompanhamento de guias especializados para evitar acidentes ou ficar preso em alguma parte da montanha onde o resgate é muito complicado e difícil.

Nosso dia foi bem especial, o tempo estava aberto e com isso pudemos ver e contemplar boa parte do PNI lá das alturas do Pico das Agulhas Negras, as vezes a neblina cobria tudo e de repente tudo estava aberto novamente. Parecia até brincadeira da natureza escolhendo o que a gente poderia ver e o quê ela queria mostrar pra gente.

Depois da escalada, alguns amigos ainda subiram ao cume para assinar o Livro do Cume antes de descermos para base da montanha.

Passamos o dia todo subindo e descendo as paredes de pedra curtindo o visual e contemplando a beleza sem igual da Serra da Mantiqueira.

No final do dia voltamos para o Hostel onde preparamos o jantar para encerrar nossa aventura.

Na manhã seguinte a maioria do grupo decidiu voltar para São Paulo depois de curtir as trilhas e aventuras em Itatiaia.

Não há dúvidas que ainda voltaremos outras vezes para PNI, existem tantas outras partes daquele parque para conhecer. Um lugar cheio de espaço, trilhas, travessias e cachoeiras, ou seja, não faltam motivos para voltarmos lá.

Fica nosso convite para programarmos uma nova aventura!

Até a próxima!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário