Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

03 março 2018

14ª Etapa Rota Passos dos Jesuítas – 2ª Edição

Dia 03 de Março descemos para Riviera de São Lourenço em Bertioga para darmos continuidade em mais um trajeto da Rota.


Passamos novamente pelo pórtico na entrada da praia e seguimos rumo ao norte na direção das próximas praias da rota, mas antes de cruzarmos para Praia de Itaguaré resolvermos sair da rota mais uma vez para atravessar o morro com o mesmo nome. Achamos uma trilha na encosta e partimos mato adentro. Basicamente foi assim: “Sobe aqui, desce ali, aqui tem uma abertura, volta que não tem saída, desce pra ver o que tem lá embaixo... “e por aí foi. Resultado, não demos a volta no morro pela trilha. Chega uma hora que tudo some e vira barranco, depois de tudo isso descobrimos que a gente tinha que ter seguido pelas pedras, mas o mar estava ficando agitado com a grande possibilidade de chuva e por questões de segurança resolvemos voltar pelo mesmo caminho.

De volta na ponta da Praia da Riviera, atravessamos algumas ruas para chegar na Praia de Itaguaré. Essa é uma praia deserta e nativa por conta da criação da Unidade de Preservação Parque Estadual Restinga de Bertioga, em toda sua extensão não é permitida qualquer tipo de construção e o acesso a ela se faz pelas extremidades. Por falar na extremidade da Praia de Itaguaré não podemos deixar de mencionar a Foz do rio que da nome a praia. Esse encontro entre o rio e o mar impressiona. Para quem vem sentido norte, que foi o nosso caso, só tem dois jeitos de chegar do outro lado, ou você volta pra atravessar pela estrada, ou faz como fizemos, tira as botas, dobra as pernas das calças e atravessa o rio andando, se tiver sorte a marola não te molha inteiro.

Já do outro lado do rio, paramos para desfrutar um pouco do local com um delicioso banho de água doce a beira da praia.

Retornamos a nossa caminhada, agora por alguns quilômetros pela rodovia mesmo, pois não havia outro jeito para atravessar o rio.

Depois de alguns minutos caminhado na estrada entramos numa pequena trilha com acesso a Praia da Guaratuba. Essa por sinal tem uma larga faixa de areia e uma extensão de aproximada 8 quilômetros cercada com alguns condomínios residenciais que dão a impressão de estarmos entrando em praias particulares.

Nossa caminhada se estendeu até a Foz do Rio Guaratuba e particularmente falando, posso dizer que esse encontro do rio com o mar é sem dúvida um dos mais bonitos que já vi nessa rota. Nossa chegada a foz do rio também coincidiu com o final da nossa etapa, já que o sol estava se pondo no horizonte.

Reunimos o pouco de força que restava nas pernas e partimos atrás de um ponto de ônibus para retornarmos a Riviera e de lá para casa depois de um dia tão especial após essa longa caminhada. Basicamente teve de tudo, caminhada pela orla de praias desertas, trilha de encosta, mirantes deslumbrantes, encontros de rios com o mar e banho de mar e de rio, teve até bolo de aniversário! Tudo isso num único dia, você pode achar que é história de pescador, mas não é!

Encerramos nossa caminhada mais uma vez com o astral alto junto desse grupo que só traz alegria!

Bora para próxima etapa!















Nenhum comentário:

Postar um comentário