01 março 2014

Trilha da Cachoeira da Fumaça em Paranapiacaba

Essa trilha foi marcação de última hora. Juntamos quem não foi viajar no Carnaval e lá fomos nós para Paranapiacaba!

Marcamos o ponto de encontro na Estação de Rio Grande da Serra, pegamos o ônibus e fomos até a entrada da trilha.

Essa trilha também é conhecida como Trilha do Barro por ter seu trajeto com brejos, muita lama e pequenas nascentes, além de muitos barrancos, erosões e sem contar que em alguns trechos a caminhada é feita dentro do rio.

Posso dizer que essa trilha é uma das mais bonitas de Paranapiacaba, quem já fez pode confirmar o que digo.

O caminho é cheio de obstáculos. Durante o percurso fomos presenteados com mirantes naturais com vistas para Cubatão e Litoral Santista e neste dia até avistamos navios indo em direção ao Porto de Santos.

Depois de passar por tudo isso chegamos a uma linda cachoeira com aproximadamente 70 m de altura.

Descemos a trilha lateral da cachoeira até chegarmos à parte de baixo e aproveitamos com um bom banho recarregando nossas forças para a volta.

Curtimos bons momentos lá embaixo e encaramos a subida. Não tinha jeito, a volta era pelo mesmo caminho.

Certamente alguns participantes vão se lembrar dessa trilha por alguns dias ou até as dores musculares passarem, mas com certeza vão querer voltar outras vezes.

Vale lembrar que na noite anterior à trilha choveu muito na região, aumentando ainda mais a lama e o barro no caminho.

Cada vez que um ou outro afundava o pé inteiro no barro era motivo para risadas. Foi muito divertido e tudo foi encarado em alto astral!

No caminho de volta paramos novamente no mirante para algumas fotos e um pequeno descanso.

Seguimos a trilha até voltarmos à Rodovia e pegarmos o ônibus para a Estação de Rio Grande da Serra.

Mesmo sendo uma trilha de última hora, foi bom demais!

Bom, é isso aí pessoal!

Até a próxima trilha!

(Mesmo que seja marcada em cima da hora).