Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

28 agosto 2011

Rally Vegan Adventure - Núcleo Engordador

Nossa turma sempre voltada a desafios participou do 1º Rally Vegan Adventure, organizado por Márcio e Márcia do Veddas, uma organização sem fins lucrativos que atua pela defesa dos direitos dos animais e pela difusão de um estilo de vida livre de exploração de seres sencientes. (refere-se à capacidade que os animais vertebrados possuem de sentir dor, medo, alegria, prazer, estresse, memória e até saudades, animais como: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios).
 
 
Nesse domingo dia 28 de agosto de 2011, estávamos lá no Parque Estadual da Cantareira no Núcleo Engordador as 9:00 da manhã para o inicio do Rally.

Com o céu aberto e sem nuvens, o dia prometia. A temperatura agradável e a animação do grupo estavam em alta. Começamos o dia confraternizando com grupos que também participavam do evento.

Fomos a 2ª turma a largar na prova. O objetivo era a regularidade. Contando tempo (até mesmo os segundos), passos, distâncias, seguindo mapas e estratégias.


O Osmar contando os passos, eu (Marcos) fiquei na navegação, a Kátia e a Cláudia estavam empenhadas nos cálculos, distâncias, tempo e estratégia. A cada trecho passando por postos de controle, onde era anotado nosso tempo e depois liberados para seguir em frente. Em um dos postos de controle, era obrigatório ficar por 15 minutos descansando e para nossa alegria foi ao lado de uma das cachoeiras do Parque, onde tivemos a visita de uma pequena cobra passeando no meio do grupo de competidores.

Todo o grupo trabalhou em conformidade e comprometimento. Durante o percurso, fomos surpreendidos por algumas provas, como andar um trecho do percurso vendado, primeiro trecho foi a Cláudia guiada pela Kátia e o outro trecho eu sendo guiado pelo Osmar.

O local é simplesmente lindo, com quedas d’águas, cachoeiras, trilhas, pontes, riachos, animais silvestres, uma flora sem igual. O Parque ainda tem quiosques para lanches, playground, sanitários, centro de apoio ao visitante, área de lazer e piqueniques, um museu das máquinas com o maquinário que era usado para bombear a água da represa e abastecer parte da cidade de São Paulo e região.

Nossa participação foi premiada com o 2º lugar entre os nove grupos participantes do Rally.
Certamente conseguimos esse lugar pelo empenho, garra, disposição e companheirismo do nosso grupo, vale ressaltar que durante todo o percurso a Kátia não parava de fazer cálculos e correções, se dedicando ao máximo à competição.

Bom, vou deixar nossos participantes falarem um pouco da nossa aventura.

Osmar:
Sábado 27/08, 18:30...borá lá pra reunião que antecedia a prova do Rally Vegan Adventure.
Foi 10, galera gente boa, Marcio e Márcia os organizadores e todos os presentes.
Passadas as primeiras instruções peguei os kits da galera e fui...
Domingo dia 28/08, 07:30 eu e o Marcos na CEPAM, começou com uma noticia chata a Paty não iria mais, estava com dor de garganta,"melhoras Paty", seguimos em rumo ao metrô VP pegamos a Kátia " no bom sentido" rsrsrs e logo após a Claudinha no metrô Tatuapé.
Chegamos no horário marcado no Parque Estadual da Cantareira / Núcleo Engordador, após recebermos as instruções final medi meus passos para as meninas calcularem os tempos do trajetos, entramos na competição mais pela diversão e realmente foi dez, espírito de equipe e amizade mais determinação de todos acabou nos trazendo uma grata surpresa no final, 2º colocação no total de 9 equipes. é noix sempre.
Vlw Equipe Ação Natural (Dr.ºMarcos Roberto, Kátia, Claudinha e eu)
Abx + bjx à todos.

Kátia:
A equipe estava formada e aos 45 do segundo tempo acontece a substituição!!!
Foi assim que entrei nessa equipe de vencedores para participar do Rally Vegan Adventure. Essa foi minha primeira experiência em Rally mas podem ter certeza que não será a última.
Sempre pensei que Rally era uma competição de velocidade onde o importante era encontrar o caminho certo mais rápido que os outros, mas descobri que não! o importante neste caso era ser preciso, estar no local certo na hora exata.
Confesso que ao ver os competidores dos quais 4 eram formadas por bandeirantes logo imaginei que seria dificil conseguir uma boa colocação, não por julgar nosso time ruim mas com certeza um dos menos experientes.
Recebemos as regras e logo descobrimos que não seria tão simples segui-las rsrsrs. Confesso que preferia ter ficado com a contagem de passos mas democraticamente o Osmar e o Marcos decidiu quem ia fazer o que kkkk. Na verdade eu e a Claudinha não tinhamos a menor idéia de como poderiamos ajudar pois se a equipe estava no marco zero da experiência nós estavamos no -1.
Enfim decidimos que Eu e a Claudinha ficariamos com a navegação, o Osmar coma contagem de passos e o Marcos com o controle do tempo. claro que no meio do caminho todo mundo fez de tudo mas foi muito legal!
O que foi mais interessante pra mim nessa experiência foi o desenvolvimento da confiança entre os membros da equipe, eu fiz as contas para definir o horário que deveriamos chegar em cada ponto de controle e o Marcos providenciava que este horário definido por mim fosse cumprido, ou seja, ele tinha que confiar que eu estava certa. O Osmar tinha o numero de passos a dar de acordo com o que a Claudinha definiu no inicio dos calculos de distância junto com o Marcos e ele tinha que confiar neles também pra isso. No meio da trilha em dois momentos um participante tinha os olhos vendados e era conduzido por outo membro da equipe! O Marcos e a Claudia passaram por esta experiência e é claro que andar sem ver por onde vai requer muita confiança de quem está te conduzindo, ainda mais no meio da mata. Confiança, essa foi a palavra de ordem para seguirmos unidos.
Tudo bem que o Osmar quase acidentou o Marcos que estava vendado durante um trajeto da trilha, tudo bem que eu fiz contas enquanto andava, fiquei tonta e quase rolei barranco abaixo, tudo bem que a Claudinha não se entendia com a matemática, tudo bem que o Marcos não teve tempo de tirar nem uma fotozinha durante o percurso da competição, tudo bem!
Esse foi um dia memorável onde nos divertimos, competimos e ganhamos! Ganhamos experiência, confiança, e até um troféu ó.
Parabéns grupo Ação Natural pelo 2 lugar em nosso primeiro Rally!!!


Cláudia:
"Em mais uma ação, o Rally Vegan Adventure foi super interessante, uma experiência nova para mim, e além de muito divertido, rendeu o primeiro troféu para nosso grupo.
Tudo graças a nossa união, amizade e respeito!
Pensem em entrar em uma trilha de “mata fechada” com a função de navegar a equipe e logo no início ser surpreendida em ter que continuar parte do trajeto vendada? Puts e agora? Penso eu, mas ao lado e super parceira estava a senhorita Kátia Testa, que apenas me disse: Pode confiar! E eu pensei, porque não? Vamos lá! Afinal ser uma equipe, no meu ponto de vista é contar com os nossos parceiros em prol do objetivo comum, que inicialmente era o lazer, mas deu tão certo que acabou nos levando ao segundo lugar do pódio. J Ebaaaaa!!!!!
Pós fase “as escuras”, perdi a função de navegadora, que por sinal foi muito bem realizada pelo Marcos e assumi a de fotógrafa, já que o Osmar contava os passos e a Kátia fazia seus cálculos, andava, anotava e não tropeçava, gente essa menina é fogo! Rsrsr
Tentanto fotografar e acompanhar a velocidade do grupo, me mantive focada em todos os detalhes, muito lindo! Amei estar neste lugar!
Como é gostoso os sons das águas, as cachoeiras tentadoras, o calor do sol, os animais, a vegetação e aquele cheirinho de natureza que faz muita falta no meu dia a dia. A cada percurso fomos andando e deixando pra traz todas as sensações negativas e todo o stress! Simples assim...
Mas o mais legal é poder estar em um lugar rico e ter ao lado pessoas que compreendem o sentido dessas maravilhas, optam também por este prazer e desfrutam desta forma simples de ser feliz.
Não somos atletas, não temos regras, respeitamos as preferências e limites de cada um, somos bem humorados, competitivos, né Katia e Osmar rsrsrs... e unidos! Fazemos a diferença!
Eu adorei este dia maravilhoso! Obrigada amigos!"

Marcos:
Pessoalmente, simplesmente adorei participar desse Rally. Há algum tempo fiz um curso de navegação e estava muito a fim de participar de um torneio como esse para ver se tinha aprendido mesmo e ver como me sairia.
Quando foi publicado em nossa comunidade no Facebook sobre esse Rally, de bate pronto já estava me voluntariando para participar. Montamos nossa equipe e fomos.
Eu não tinha pretensões em ganhar nada, estava mesmo a fim de experiência e conhecimento.
Todo o grupo foi aplicado, solidário, comprometido, demonstrando o espírito e a alma da nossa comunidade Ação Natural de Trilheiros: a AMIZADE.
Fico muitíssimo feliz com o desempenho de todos, não porque ganhamos um troféu, mas porque ganhamos amigos. Isso é o que mais conta em qualquer atividade que fazemos.
Obrigado mesmo de coração a você Osmar, por ter se aplicado e demonstrado disposição em ir à reunião e trazer as informações para o grupo e se dedicado o percurso todo; a Kátia por ter montado o tempo de trecho em trecho até o final do trajeto, sua concentração foi fundamental para o nosso grupo; e a Cláudia que se concentrou junto com a Kátia, dando apoio e montando nossa estratégia de tempo, distâncias por passos e também pelas fotos maravilhosas que tirou durante o percurso. VALEU MESMO TURMA!
Foi tudo muito bom. Deu para aprender mais sobre como é um rally e conhecer pessoas preocupadas com os direitos dos animais.

Se você quiser conhecer mais sobre os direitos dos animais, capacitação de ativistas, palestras, seminários, protestos e ações judiciais contra as indústrias que exploram animais, entre no site www.veddas.org.br

Trilheiros: Cláudia Melo, Kátia Testa, Marcos Roberto e Osmar Macias.

Até a próxima aventura.

Por Marcos Roberto, Osmar Macias, Cláudia Melo e Kátia Testa – Grupo Ação Natural de Trilheiros.

Um comentário: