Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

19 abril 2014

Trilha Pico do Olho D’água – Mairiporã

Sábado do feriadão com temperatura agradável, ideal para fazer uma trilha. Bora chamar os amigos! Depois de uma ligação aqui e outra ali, reunimos quem não foi viajar e lá fomos nós conhecer um novo caminho em Mairiporã.

Chegamos cedo à cidade, procuramos informações com alguns moradores para subir no Pico do Olho D’água e ficamos sabendo da existência de dois caminhos para se chegar ao cume, um que passa pelo Cruzeiro e outro que começa na estrada ao lado do Clube de Campo.

Rota escolhida e lá fomos nós! Pegamos a estrada ao lado do Clube e começamos a subida e põe subida nisso!


Uma pena que a maior parte da caminhada foi em estrada asfaltada. Procuramos por trilhas, mas infelizmente os caminhos nos levariam para alguns quintais de chácaras ou paredões que precisariam ser escalados para voltarmos à estrada. Sem muita alternativa ficamos na estrada mesmo.

Já no final da subida chegamos a uma pequena praça circular. Nesse ponto saímos do asfalto e entramos em uma pequena trilha ao lado das torres de transmissão. Passamos por um portão e chegamos ao cume do Pico do Olho D’água com 1.168 m de altitude. O visual lá em cima é de encantar os olhos, muitas montanhas com vários tons de verde. Lá avistamos Mairiporã, Caieiras, Francisco Morato, Bairro Terra Preta, Atibaia, Guarulhos, Nazaré Paulista, Santa Isabel e a Zona Norte de São Paulo.


Depois de contemplarmos as montanhas em volta do cume, caminhamos mais um pouco e fomos surpreendidos novamente pela vista do outro lado da montanha. Foi um espetáculo! Vimos muitas pedras de diversos tamanhos, algumas tinham formatos distintos, outras davam a impressão de terem sido caprichosamente colocadas por cima das outras criando um visual e tanto!

Vimos alguns grampos nas pedras maiores, o que indica que alguns aventureiros fazem rapel lá de cima. Vale a dica para explorar o local com equipamentos adequados.

Resolvemos descer a montanha pelo lado das pedras. Embalados pela inclinação da montanha, a descida foi tranquila, fazendo ziguezague e desviando das pedras e inventando uma trilha para descermos até a estrada de terra na parte baixa do Pico.


Seguimos pela estrada de terra até voltarmos ao asfalto. Descemos pelo caminho que leva ao Cruzeiro para completarmos a volta. Depois de uma breve parada no Cruzeiro para algumas fotos, retomamos nosso caminho e descemos rumo ao centro de Mairiporã.

Para nossa sorte havia uma feira na entrada da cidade e ela ainda não havia terminado. Não deu outra, fechamos a caminhada comendo pastel com caldo de cana. Eita vida dura!

Ao todo foram 9,2 km percorridos com uma subida bem íngreme e um visual que não se vê todos os dias.

Valeu pessoal pela disposição e companhia!


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Opa tudo bem? Muito legal as fotos!

    Neste mesmo dia eu também subi o Pico com amigos, só que fui de madrugada para ver o amanhecer (que indico muito!!) e voltei na hora em que vocês estavam subindo, não sei como não nos vimos no caminho haha

    Há um outro caminho para subir o Pico por meio de trilha, chama-se Trilha da Saracura, é muito usada por bike e motos downhill, bastante terra e bem íngreme.
    Só a entrada dela que é meio escondida, e a chegada lá em cima tb, ela não dá diretamente no Pico, mas numa rua de terra lá em cima.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia. Tudo bem?
      Fera por favor me passe mais orientações para chegar lá por meio dessa trilha da Saracura. Estou querendo ir lá domingo

      Excluir