Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

16 fevereiro 2013

Trilha do Barro em Paranapiacaba

Dia 16 reunimos a galera e fomos fazer mais uma trilha. Dessa vez organizada pelo guia Eduardo Mira, com um roteiro especial com muito barro, algumas cachoeiras e um rapel.


Nossa jornada começou diferente, fomos de trem até a cidade de Rio Grande da Serra onde nos encontramos com a outra parte do grupo e depois seguimos para nosso destino, Trilha do Barro – Cachoeira da Fumaça em Paranapiacaba.

Como o nome diz “Trilha do Barro”, não podia ser diferente, tinha muito barro mesmo!

Mesmo assim, ninguém desanimou mesmo com os pés encharcados. O tempo todo com muita lama, barro e uma caminhada dentro do rio. A trilha toda não foi muito longa, mas teve certo nível de dificuldade, principalmente para alguns que estavam iniciando nas trilhas.

O principal atrativo da trilha foi o Mirante da Cachoeira da Fumaça, com aproximadamente 70 m de altura com vistas para as cidades de Cubatão e Santos. O dia estava aberto e com o céu azul. Foi uma visão para poucos.

Mas nossa trilha não terminou ali, foi só um ponto de parada para apreciar a natureza, respirar um ar puro, contemplar e encher os olhos e recarregar as energias para descer a trilha ao lado da cachoeira.

Descer foi mais complicado do que subir. Alguns trechos com barrancos. Toda a atenção e cuidado para evitar quedas foi necessário. Foi muito legal ver os participantes ajudando uns aos outros, mesmo os que se conheceram apenas algumas horas antes da trilha.

Tomar um banho na cachoeira depois da descida não tem preço, foi bom demais!

Mas você pensa que acabou? Não acabou não!

Descemos um pouco mais e o nosso guia Eduardo armou as cordas para fazermos um rapel em uma cachoeira de aproximadamente 7 m e os que quiseram participar dessa aventura puderam curtir mais um pouco no meio da natureza. Enquanto nossos novos amigos ainda desciam o rapel, ficamos em uma piscina natural no alto da cabeceira de outra cachoeira que descia para um vale. A vista de lá era ainda mais bonita.

Depois de toda essa aventura, era hora de arrumar nossas coisas e fazer o caminho de volta.

Subimos a trilha da cachoeira, seguimos pelo rio, passamos pela trilha de lama e barro até chegarmos novamente na estrada e entrarmos no ônibus de volta à Estação de Rio Grande da Serra.

Foi uma trilha e tanto, cheia de surpresas agradáveis e pessoas com disposição para curtir a natureza.

Valeu turma pela companhia, até a próxima!

2 comentários:

  1. Pessoal sou o guia Eduardo Mira e posso dizer que este dia foi Show Muito divertido! A galera mandou muito bem na trilha alem do bom ritmo na caminhada todos se fizeram amizades e tiveram cuidado com a natureza e procurar fazer o mínimo de impacto, não teve ninguem jogando lixo, esta galera realmente foi um grupo de ecoturismo e isso me deixa feliz. A trilha do barro já foi agora que venha a da argila que será em breve.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Eduardo! Estaremos lá com certeza!

    ResponderExcluir