Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

13 outubro 2013

Trilhas na Serra da Cantareira - Núcleo Cabuçu - Guarulhos

Domingo, seguimos para Guarulhos, cidade vizinha a São Paulo, para fazermos algumas trilhas no Núcleo Cabuçu, o mais novo dos núcleos da Serra da Cantareira. Esse núcleo só foi aberto para visitação pública em 2008. Com várias trilhas de fácil acesso, centro de visitante, playground, estacionamento, quiosques e sanitários, o parque oferece ao visitante uma boa infraestrutura e um ambiente muito agradável.


O nome do Núcleo é originário de uma árvore muito encontrada na região, a MICONIA CABUSSU. São árvores nativas de grande porte com até 12 metros de altura, com folhas grandes e flores brancas.


Juntos, os Núcleos da Serra da Cantareira são considerados uma das maiores florestas urbanas do mundo possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. Com inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, tornando-se importante para o abastecimento de água para a cidade de São Paulo. Lembrando que os núcleos são apenas uma parte da Serra da Cantareira e não ela toda.

Com a galera reunida, começamos nossa caminhada passando pela Barragem do Cabuçu, datada de 1908, considerada a primeira grande obra de concreto armado do Brasil. O cimento usado na construção foi importado da Inglaterra em barris de madeira, depois transportado de trem para São Paulo e em carros de boi e lombos de burro até o local.


Contornamos a represa e seguimos para primeira trilha do dia, a Trilha do Sagui. Com apenas 730 metros é uma trilha bem tranquila. Depois seguimos para a trilha da Cachoeira, essa com um percurso de 5220 metros e grau de dificuldade maior, exigindo um pouco mais de esforço para chegar à cachoeira no final da trilha.

Depois de uma pausa na cachoeira, voltamos pelo mesmo caminho, até a saída da Trilha da Jaguatirica com 1000 metros de extensão. Com mais um pouquinho de subida, fizemos o percurso dessa trilha no sentido invertido já voltando para a entrada do parque. No começo da trilha da Jaguatirica também começa a Trilha do Tapiti, com 250 metros e a mais tranquila de todas.

Trilhas feitas, pessoal reunido, muita conversa e risadas, novos amigos, um domingo e tanto.

Valeu pessoal!

Até a próxima!

Um comentário: