Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

30 dezembro 2013

Retrospectiva Ação Natural 2013

Lembrando nossas aventuras do ano!

Dia 13 de janeiro começamos o ano com uma trilha no Sul de Minas. Fizemos a Trilha do Pico do Lopo subindo até 1780 m de altitude, vários mirantes e um visual deslumbrante.

Em 19 de janeiro fomos ao Parque Estadual do Juquery para fazermos as trilhas do Ovo da Pata, dos Lagos e da Árvore Solitária. No cume do Ovo da Pata pudemos avistar o Pico do Jaraguá e as cidades vizinhas de Mairiporã, Franco da Rocha e Caieiras.

Aumentando a adrenalina, a Cris e eu saltamos de paraquedas em Piracicaba em 20 de janeiro. Já fica o convite para todos do grupo interessados em saltar, em 2014 saltaremos novamente.

Vai um pouco de lama aí? Dia 16 de fevereiro fomos à Paranapiacaba para fazermos a Trilha do Barro. Bom, não preciso mencionar que tinha muito barro! Vamos marcá-la novamente com certeza!

Ainda em fevereiro fomos para Campos do Jordão para fazermos duas trilhas, a Trilha de Campos e a Trilha da Cachoeira. Mesmo com chuva, lá fomos nós! Parte do grupo foi de bike e a outra parte encarou a caminhada. Foi sensacional!

Em 10 de março fomos para São Luiz do Paraitinga – Natividade da Serra, onde fizemos a Trilha do Garcez. Foi uma aventura e tanto chegar lá no parque já que a estrada de terra estava em péssimas condições e levamos mais tempo que o previsto. Depois foi só alegria, muitas cachoeiras e muitas risadas!


Fechando março, voltamos para Paranapiacaba para uma trilha parecida com a Trilha do Barro. Fizemos a Trilha da Argila. Foi muito bom! Amassamos muita argila e nos divertimos muito. Depois de uma boa caminhada chegamos a uma cachoeira espetacular e ainda fizemos um pequeno rapel montado pelo Eduardo Lira da Trilhas da Terra. Valeu Edu! Vamos marcar outras aventuras esse novo ano!

Nada como voltar a um lugar velho conhecido! 20 de abril fomos para Atibaia na Pousada Águas do Vale, antiga Vale Encantado para uma pedalada e caminhada e como em Campos do Jordão, parte do grupo fez as trilhas de bike e outra parte ficou na caminhada. Embora de formas diferentes, todos curtiram muito, foi bom demais!

Dia 21 de abril, fizemos uma trilha de última hora e para variar não poderia ser diferente, fomos ao Pico do Jaraguá, uma boa pedida sempre que estamos sem nada para fazer e com vontade de estar em contato com a natureza.

Em 10 de maio começamos o mês fazendo mais um esporte radical com o pessoal da TNT Adrenalina: fomos à Pedreira Dib em Mairiporã para um rapel de 40 m. Foi bom rever alguns amigos e fazer novos nessa aventura!

Também em maio, precisamente dia 25, recebemos um convite para uma Trilha Noturna na Serra do Itaberaba em Santa Isabel. Caminhar à luz da lua cheia foi muito bom, muita disposição e em excelente companhia. Obrigado pelo convite Rafael do Turismo de Aventura Ecoturismo! Em 2014 com certeza faremos outras trilhas juntos!


Em 09 de junho, juntamos a galera e fizemos uma visita à Aldeia Indígena Guarani Itaoca em Mongaguá. Tivemos um dia totalmente diferente de tudo e fomos presenteados com uma aula de costumes indígenas com nosso amigo Danilo ou Verá-Mirim como preferir chamá-lo. Ei pessoal, precisamos voltar lá de novo!

Dia 22 de junho começamos a nossa 1ª Etapa da caminhada da Rota Franciscana, programa do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é proporcionar aos caminhantes uma oportunidade única para conhecer várias cidades, suas histórias e culturas. Fomos de São Francisco Xavier à Monteiro Lobato. Claro que conhecemos muitos lugares e tivemos nossas próprias histórias, muitas risadas e descontração.

Fechando junho, fomos para Ilha Bela com o pessoal da TNT Adrenalina para uma aventura diferente: fazer um mergulho na Ilha das Cabras. Foi uma experiência e tanto, uma sensação de liberdade e bem estar sem igual. Se você ainda não fez, não perca tempo, você não vai se arrepender!

Dia 20 de julho fomos para Peruíbe fazer a Trilha do Itinguçu, uma trilha pequena mais muito atraente, valeu o esforço para chegar lá. Depois da trilha ainda passamos pela Prainha e pelas Ruínas de Abarebebê.

Em 27 de julho demos início à 2ª Etapa da Rota Franciscana de Monteiro Lobato a Santo Antônio do Pinhal. Foi muita aventura neste trecho, muita risada, lugares históricos como a casa do escritor Monteiro Lobato conhecida como o verdadeiro Sítio do Pica-pau Amarelo, muitas montanhas e belas paisagens. Não posso deixar de lembrar que nosso carro de apoio encalhou no meio do nada a 1300 m de altitude, como eu disse, temos muitas histórias!

Dia 17 de agosto encaramos a 3ª Etapa da Rota Franciscana, seguindo de Santo Antônio do Pinhal a São Bento do Sapucaí. Nesse caminho passamos por um alambique, cachoeira, por Sapucaí Mirim cidade do Sul de Minas e caminhamos por alguns picos de altitude para chegarmos a São Bento.

Em 24 de agosto juntamos a galera e fomos para São Luis do Paraitinga novamente, dessa vez para o Núcleo Santa Virgínia onde fizemos a Trilha da Pirapitinga. Depois de algumas subidas e descidas chegamos a uma garganta com muita água e logo em seguida a uma piscina natural. Não deu outra, caímos na água mais uma vez!

Em 25 de agosto juntamos uns “doidos” e subimos a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí.  Depois de encarar o paredão ainda passamos pela Cachoeira dos Amores e pela Estação Ferroviária de Santo Antônio do Pinhal.


Momento triste do ano, em 14 de setembro voltamos ao Parque Estadual do Juquery, mas desta vez para registrar um estrago sem precedentes causado por uma queda de balão, dizimando 40% da sua área verde. Em breve voltaremos para registrar a área recuperada!

Em 28 de setembro realizamos a 4ª Etapa da Rota Franciscana, indo de São Bento do Sapucaí a Campos do Jordão. Trecho puxado com muita subida chegando a 1650 m de altitude. Foi nesse trecho que conhecemos o Sydão!

13 de outubro foi à data escolhida para algumas trilhas no Núcleo Cabuçu em Guarulhos. Com a galera reunida fizemos uma boa caminhada com muita conversa e diversão.

Em 06 de novembro concluímos a Rota da Alegria, uma das rotas do programa da Rota Franciscana indo de Campos de Jordão à Guaratinguetá. Foi o trecho mais longo dessa rota e o concluímos de bike. Mesmo assim não faltaram risadas e muita diversão. Em 2014 serão outras rotas a percorrer.

Dia 23 de novembro iríamos para São Luis do Paraitinga para fazermos a trilha do Corcovado, mas as chuvas foram cruéis e não pudemos fazê-la. Para não ficarmos sem uma trilha, usamos nosso plano “B”: voltamos ao Pico do Lopo, com chuva e tudo. Valeu cada momento lá em cima! Mesmo com a vista prejudicada e muita neblina, foi divertido!

Para fechar o ano, juntamos uma galera e tanto para fazer um Rafting em Socorro. Muitas risadas e descontração. Já no ritmo de confraternização de final de ano. Foi demais pessoal!

Depois de tudo isso, ainda nos juntamos com a Missão de Natal 2013 do Ricardo Rodrigues (Baloeiro). Levamos cestas básicas, brinquedos, panetones e kits de higiene para a Tribo Indígena Rio Silveiras em São Sebastião. Foi uma experiência e tanto. Valeu pelo convite Ricardo, conte com a gente sempre!

Bom pessoal! Resumindo, esse foi nosso ano! Espero que 2014 seja tão bom quanto 2013!

Até dia 04 de janeiro na trilha de Guarulhos!

Abraços a todos!

Grupo Ação Natural Trilheiros

3 comentários:

  1. Que 2014 venha com força total, muitas aventuras, risadas, bagunça...na companhia dessa galera demais. Que o espírito de companheirismo, solidariedade, compaixão, amor ao próximo e à natureza esteja presente, sempre, em nossos corações.

    Valeu galera,


    Feliz Ano Novo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, 2013 foi um ano e tanto hein, esse ano espero fazer alguma trilha com vcs.
    Boas caminhadas, Abraço!
    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Com certeza foi Carlos! Vai ser legal ter você com a gente em uma das nossas trilhas! Mas se você for fazer alguma de última hora, dá um toque que a gente tenta ir com você também!

      Excluir