Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

01 setembro 2018

17ª Etapa Rota Passos dos Jesuítas – 2ª Edição


Dia 01 de setembro reunimos a turma da rota para mais um trecho como sempre fazemos aos primeiros sábados de cada mês.

Relembrando que nosso projeto foge do tradicional que é seguir o caminho de Peruíbe até Ubatuba pela orla e estradas acompanhando o trajeto original. Nossa proposta é percorrer todo o percurso sim, mas saindo da rota sempre que existir um atrativo diferenciado que faça nossa passagem pelo litoral um momento único para registrarmos o máximo possível de conhecimento, diversão, cultura e contemplação, envolvendo: histórias, trilhas, cachoeiras, parques estaduais e municipais, museus, igrejas, ruínas, morros, vilarejos, mirantes, enfim... Tudo que uma cidade litorânea pode oferecer aos turistas, no nosso caso, caminhantes sem pressa, mas com muita sede de aventura e conhecimento.

Nesse dia, descemos com a intensão de percorrer alguns quilômetros fora da rota pelo Sertão do Cambury onde se encontram algumas belas cachoeiras de São Sebastião.

Após alguns quilômetros por estradas de terra, deixamos nosso carro de apoio parado na via e percorremos uma trilha margeando o rio até algumas quedas d’águas, uma após outra com belíssimas paisagens de tirar o fôlego. Claro que entramos né! A ideia era subir até a última onde a queda é maior com um grande poço e vir descendo até finalizarmos a trilha e voltarmos para a rota tradicional.

Como não temos nenhuma pressa para terminar essa rota dos Jesuítas, curtimos as cachoeiras uma a uma com as devidas pausas merecidas em cada queda. Foram momentos especiais pode apostar. Não é pra menos, essa turma é a melhor!

Retornamos para rodovia onde percorremos um pequeno trecho até a entrada da Praia de Boiçucanga. Por lá passamos pelo píer do Rio Boiçucanga, pela Praça da Mentira, por incrível que pareça, ninguém falou uma mentira lá. Acredite! É verdade!

Próximo da Praça está a Capela Sagrado Coração de Jesus onde ainda existe um pórtico da rota (raridade pela falta de manutenção por parte da Secretaria de Turismo de São Paulo). Nele registramos nossa passagem. Sinceramente acho que não vale nada, por conta de tudo que já vimos nos trechos anteriores, mas simbolicamente deixamos nossa passagem registrada, vai que...

Depois saímos novamente da rota original e adentramos para o Sertão de Boiçucanga atrás de mais cachoeiras.

Fizemos uma trilha curta até a primeira queda conhecida como Véu da Noiva, atualmente chamada de Cachoeira da Hidromassagem, depois mais alguns metros chegamos na Cachoeira da Pedra Lisa, essa por sinal, tem uma das quedas mais bonitas com mais de 30 metros de altura com um bom volume de água e um poço bem fundo. Ainda por lá subimos por uma trilha mais íngreme até a Cachoeira Samambaiaçu, essa por sua vez com uma queda de pouco mais de 20 metros e outro grande poço fundo também e não menos bonita que a queda anterior.

Ficamos por lá curtindo mais uma tarde de rota (que do trajeto original não foi quase nada percorrido) e finalizamos nosso dia numa lanchonete na orla da praia antes de retornar para São Paulo.

Agora para a próxima etapa, certamente sairemos da rota mais uma vez até a Praia Brava e para explorar as cachoeiras em Maresias.

Venha com a gente! Mas tenha disposição ok!

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário