Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

23 outubro 2011

19º Passeio Ciclístico da Vila Prudente

Em comemoração aos 121 anos da Vila Prudente, distrito da cidade de São Paulo localizado na região Sudeste e pertencente à Subprefeitura da Vila Prudente.

História
A história da Vila Prudente começou no início do século 16 com a doação de uma sesmaria a João Ramalho, para que ele a povoasse. Depois de três séculos, em 1829, o negociante João Pedroso adquiriu lotes e formou na área sítios de recreio, nos quais criava gado e plantava árvores frutíferas. Aos poucos, ele foi ampliando os limites da área, que passou a englobar os baixos do Zimbaúba (atuais Vila Zelina, Vila Bela e Jardim Independência).
 
 
A fundação de Vila Prudente ocorreu em 4 de outubro de 1890. Foi neste ano que os imigrantes italianos Irmãos Falchi, com auxílio do financista Serafim Corso, compraram a gleba de terra de Martinha Maria, viúva de Antônio Pedroso e instalaram a primeira indústria da região, a Fábrica de Chocolates Falchi. O nome do bairro vem da admiração que os irmãos Falchi, tinham pelo então presidente da República Prudente de Morais, que havia sido o primeiro governador do Estado de São Paulo após a proclamação da República.
Os Falchi tinham a pretensão de lotear e realizar outros negócios no grande terreno adquirido. A partir dos anos 1940, começou a se formar a primeira favela da cidade, a Favela de Vila Prudente. O bairro também abrigou por muitos anos a fábrica da Ford do Brasil.
Atualidade
Vila Prudente é considerado hoje um distrito classe média em transição para o média-alta. Bairros como Jardim Avelino, Parque da Vila Prudente, Vila Alpina, Vila Prudente e Vila Zelina reforçam esta ideia com o seu atual e constante desenvolvimento.
 
 
Também é um ponto positivo a sua proximidade com o centro, situado a cerca de 6 km de distância do Largo da Vila Prudente e de distritos tradicionais da cidade, como o Ipiranga e a Mooca.

Localização e infraestrutura
O distrito é atendido pela Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo com a Estação Vila Prudente e a Estação Tamanduateí, ambas inauguradas em 2010. É também atendido pelo VLP do Expresso Tiradentes. A Parada Dianópolis está localizada próxima ao Terminal Vila Prudente e a Estação Vila Prudente do metrô e é a única parada do sistema no distrito.
 
 
A continuação do VLP Expresso Tiradentes até o distrito de Cidade Tiradentes foi transformado em monotrilho ou metrô leve e foi rotulado como uma extensão da Linha - 2 Verde. É um sistema semelhante ao já implantado na cidade de Tóquio.  Com isso, é previsto que o distrito receba as primeiras estações de metrô leve da cidade de São Paulo. A obra já está em execução e as primeiras estações serão entregues em 2012 (previsão).

No distrito há um grande centro comercial, o Central Plaza Shopping. Há também o único cremátorio da Cidade de São Paulo, além do Cemitério da Vila Alpina (que é um dos maiores da capital paulista), ambos estão localizados no bairro de Vila Alpina. Também possui um grande clube municipal, o Clube Municipal Arthur Friedenreich.

O distrito conta ainda com um jornal de bairro, a Folha de Vila Prudente.

Voltando ao nosso passeio comemorativo, passamos pelas principais ruas e avenidas do bairro. Saímos da Rua José Zappi, 165 e fomos em direção à Praça Padre Damião, Rua Capitão Pacheco E Chaves, Av. Paes de Barros, Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Av. Brumado de Minas, Rua Paragominas, Rua Susana, Rua Pedro de Moya, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua João Pedro Lecor – PARADA PARA TOMAR UMA ÁGUA, Rua Aracati-Mirim (Pq. Ecológico Vila Pudente), Av. Francisco Falconi, Praça Enga. Nair Firmino da Silva, Rua Mário Augusto do Carmo, Rua Pinheiro Guimarães, Rua José dos Reis, Rua Ibitirama, Praça Padre Damião e Rua José Zappi, 165 novamente. Pedalamos cerca de 6,5 km em todo circuito feito pela organização da comemoração.

Na nossa chegada ainda houve sorteio de prêmios (bikes, camisetas, vales para compras, bonés e chaveiros).

Mais uma vez participamos de um evento comemorativo, nos exercitamos e curtimos uma boa e tranquila pedalada pela Vila Prudente.

Bikers: Leonor, Marcos, Osmar e Val.

Valeu turma até a próxima aventura!
Por Marcos Roberto – Ação Natural Trilheiros
Fonte - Wikipédia

2 comentários: