Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

26 fevereiro 2012

Caminhada "Passos dos Jesuítas - Anchieta" 4ª parte

Dia 25 de fevereiro retomamos nossa caminhada partindo de onde tínhamos parado - ao lado do Teleférico de São Vicente. Infelizmente a Cláudia Melo nos abandonou nesse trajeto, mas ela garantiu que continuará com a gente nas próximas caminhadas. Você fez falta Cláudia! Porém tivemos a companhia do Argeu por quase todo o trajeto do sábado. Valeu Argeu pela companhia e disposição!
Seguindo nosso trajeto, sempre guiados pelas placas de sinalização dos caminhantes, fomos em direção ao próximo pórtico para registrar nossa passagem.
Andamos pelo calçadão de Santos. Vale registrar que ele é o maior jardim de praia do mundo, com esculturas e monumentos homenageando imigrantes, surfistas, pensadores e religiosos.
Santos tem muitos museus, parques ecológicos, orquidário, a famosa Vila Belmiro e não podemos deixar de fora o Porto de Santos, o Centro histórico, a Bolsa do Café, o Píer do Pescador, o Aquário de Santos entre outras atrações.
Na Praia do Embaré entramos na Basílica de Santo Antônio do Embaré em estilo neo gótico toda pintada, com mosaicos e vitrais contando a história do cristianismo. Tem ainda um órgão de tubo, mas infelizmente, como o da Catedral da Sé, não é utilizado por falta de manutenção.
Continuando em frente chegamos ao Terminal de Passageiros, Ponte Edgard Perdigão para nossa travessia até o Guarujá.
Já do lado do Guarujá, passamos por um pequeno trecho com pouca segurança, algumas placas foram retiradas dificultando a localização do caminho. Depois de algumas informações desencontradas, achamos nossa rota e seguimos para a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande e para nossa rota rumo às praias do Guarujá. Após uma caminhada pela estrada por 6 km, chegamos à praia do Tombo, parada obrigatória para descansar um pouco e tomar uma cerveja para dar mais ânimo na caminhada. Tentamos ainda entrar no Forte dos Andradas, o que não foi permitido.
Retomamos nosso caminho passando pelas praias Astúrias, Pitangueiras, subimos e descemos o Morro do Maluf, Enseada até a entrada para Estrada do Pernambuco. Enfim, chegamos à praia de Pernambuco já com o sol se pondo e com a maré baixa. Nesse trecho foi irresistível por os pés na água e caminhar por toda extensão com água nas canelas. Dessa forma terminou nossa caminhada do dia.
Já no dia 26, começamos com o sol castigando nossa pele. Passamos pela Praia do Perequê onde registramos nossa passagem no 12º pórtico e seguimos rumo a Bertioga. Descemos a Rod. Ariovaldo de Almeida Viana, por aproximadamente 22 km. Foi muito exaustivo esse trecho, mas valeu a pena. Passamos pela entrada do Parque Ecológico Guararú, por uma fazenda ecológica onde podemos agendar algumas trilhas, fazer tirolesa e rapel, por vários clubes de pesca e náutica até chegar à Balsa que liga Guarujá à Bertioga. Ainda do lado do Guarujá começamos a fazer uma pequena trilha que leva às Ruínas da Ermida Santo Antonio do Guaibe, mas faltaram pernas.
Atravessamos a Balsa para Bertioga e marcamos nossa passagem no 13º pórtico. Sem mais forças para continuar voltamos para São Paulo com a sensação de dever cumprido. Realizamos o que havíamos programado e agora é só encarar mais uns 200 km pela frente.
Caminhantes: Argeu, Marco Estácio e Marcos Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário