Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

22 setembro 2012

Caminhada Passos dos Jesuítas - Anchieta - 11ª parte - Rota Alternativa


Dia 22 descemos à cidade de Cubatão para concluirmos toda rota da caminhada Passos dos Jesuítas – Anchieta.

Fundada em 1803, Cubatão está localizada entre o planalto e o porto, na extinta Fazenda dos Jesuítas que ia do Rio das Pedras ao Rio dos Pilões. Era um ponto obrigatório de passagem. A cidade funcionava como importante ponto de carga e descarga de café e açúcar vindos do planalto.

Nossa jornada começou na Praça do Cruzeiro Quinhentista construído na ligação entre o caminho do mar (final da Estrada Velha de Santos) e o caminho aberto pelo Padre José de Anchieta rumo ao Planalto de Piratininga. O monumento homenageia seus colonizadores que ali passaram entre os séculos XVI à XIX. No pedestal da grande cruz estão gravados os nomes de Anchieta, Tibiriçá, Leonardo Nunes, Mem de Sá, Manoel da Nóbrega, Martim Afonso e João Ramalho.

Logo de início passamos no 21º pórtico no Largo do Sapo, uma pequena vila que mantém as características da época em que as mercadorias subiam para São Paulo nos lombos das mulas pela Estrada Velha de Santos.

Seguindo em frente, passamos pelo centro de Cubatão, pela Igreja Nossa Senhora da Lapa, padroeira de Cubatão, entramos na Estação das Artes de Cubatão, antiga estação de trem, hoje Secretaria de Turismo de Cubatão.

Nossa caminhada seguiu para a Santos, passando pelos rios das Pedras e Cubatão.

Chegando a Santos, subimos no Mosteiro São Bento construído em 1725 e que ainda mantém suas formas originais. O Mosteiro abriga a Capela Nossa Senhora do Desterro e também o Museu de Arte Sacra de Santos.

Seguindo em frente chegamos ao Santuário de Santo Antônio do Valongo. O início de sua construção se deu em 1640 em estilo barroco. Anexa à esquerda da igreja está a Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, datada de 1691. Juntas formam um dos mais significativos exemplos do estilo barroco do século XVII.

Saindo da Igreja passamos na Antiga Estação de Trem de Santos. Um pouco mais a frente paramos para um cafezinho na Bolsa do Café de Santos.

Passamos pela Praça Barão do Rio Branco e bem em frente está o Pantheon dos Andradas, local com os restos mortais dos irmãos Andradas: José Bonifácio, Antônio Carlos, Martin Francisco e Patrício Manoel de Andrada e Silva. Do lado direito está a Igreja Nossa Senhora do Carmo, pena que estava fechada no momento que passamos por ela. Está precisando ser restaurada, já que tem até árvores crescendo nas fissuras e rachaduras. Lamentável.

Na sequência chegamos ao 22º pórtico, o último de toda a jornada.

O pórtico fica dentro do Outeiro de Santa Catarina. O Outeiro é o marco da fundação de Santos. Lá existiu a primeira capela da vila, dedicada a Santa Catarina de Alexandria. Perto do que já foi um morro, Brás Cubas fundou em 1543 a primeira Santa Casa das Américas.

No século 19, retiraram pedras para demarcar ruas e nos anos de 1880 o médico italiano João Éboli construiu sua casa no alto do bloco de rocha remanescente do morro.

Saindo do Outeiro passamos no Trem Bélico, uma fortificação instalada entre 1640 e 1656, logo após a restauração da Coroa Portuguesa. Sua construção atendeu a dois objetivos: o simbólico e o militar. Simbolicamente, representava a soberania da Metrópole sobre a região. Militarmente, demonstrava a importância estratégica da Vila de Santos como praça de guerra armada e preparada para a defesa da região. Hoje abriga o Museu das Armas e mantém suas características originais desde sua fundação.

Fechamos os últimos 22 km da caminhada comemorando o final de todo o trajeto iniciado em outubro de 2011, passando por todas as rotas, tanto a original como a alternativa.

Tivemos sempre a companhia de bons amigos durante todo o trajeto, por isso não me canso de agradecê-los. OBRIGADO A TODOS!

Caminhantes da última etapa: Argeu, Marco, Marcos Roberto e Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário