Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

16 setembro 2012

Visita Monitorada no Teatro Municipal de São Paulo

Momento cultural do Grupo Ação Natural.
Domingo dia 16 de Setembro, fomos conhecer um pouco mais sobre um dos cartões postais da cidade de São Paulo, o Teatro Municipal.
Conhecendo o Teatro
Inauguração
Em 1903, no Morro do Chá, o arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Domiciano e Cláudio Rossi iniciaram a construção do Teatro Municipal de São Paulo, que foi inaugurado em 12 de setembro de 1911, sob os olhares de uma multidão de 20 mil pessoas que se acotovelava às suas portas, causando o primeiro congestionamento de trânsito registrado na cidade.
Ao longo de 100 anos, o Municipal recebeu artistas como Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Cláudio Arrau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington e Ella Fizgerald, entre outros.
Estilo arquitetônico e materiais
A Edificação monumental estruturada em ferro e alvenaria, considerada arrojada para a época, recebeu influência do Ópera Paris e apresenta traços renascentistas e barrocos do século XVII. Além das variadas influências arquitetônicas, são encontrados no interior do Teatro materiais diversificados como vitrais, 14 tipos de mármores, cristais, molduras douradas e bronze presentes em bustos, medalhões, elementos decorativos, colunas e mosaicos.
Conjunto escultórico, pinturas e ornamentos
Figuras mitológicas e instrumentos da criação artística são recorrentes no Municipal em alegorias que representam a música e a dança, o teatro e a ópera e que figuram em ornatos, pinturas e esculturas executados por instituições como o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, o ateliê parisiense Thiébaut Frères e por nomes como os de Alfredo Sassi, Lorenzo Massa (que esculpiu as obras em mármore), Guiuseppe Paugella e Sebastião Sparapani (responsáveis pelas pinturas dos Mosaicos) e Oscar Pereira da Silva, pintor das cenas do teto do Salão Nobre.
Restauro
O Teatro, reconhecido como importante patrimônio cultural do país, passou por três grandes obras de restauro: a primeira, iniciada no anos 50, realizada sob o comando do arquiteto Tito Raucht, criou novos pavimentos, aumentou camarins e melhorou as condições de visibilidade e acústica da Sala de Espetáculos. Nos anos 80, uma segunda reforma, sob a responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretária Municipal de Cultura, principiou o restauro da edificação e instalou estruturas e equipamentos mais modernos no palco. A terceira grande obra iniciou-se em 2008: as fachadas e ala nobre do Teatro sofreram restauro e o palco foi modernizado, recebendo equipamentos de última geração.
Museu do Teatro Municipal de São Paulo
Criado em 1968, mas instalado somente em 1983, o MTM, ocupou diferentes locações, inclusive em algumas salas do Teatro até o ano de 1985, momento em que deixou o espaço em virtude da segunda obra de restauro do edifício. Atualmente localizado nos Baixos do Viaduto do Chá, o Museu objetiva salvaguardar e comunicar acervos arquivísticos e museológicos que evidenciam as ações artísticas desenvolvidas pelo Teatro e integrar o roteiro combinado de visita monitorada entre o Museu e o Teatro.
Uma pena não poder fotografar o interior do Teatro e não disponibilizarem para venda um livro do Teatro, cartões postais, entre outras. Eles poderiam fazer como a Pinacoteca, que tem uma pequena livraria com livros, fotos, cartões postais, lembrancinhas entre outras coisas a disposição dos visitantes interessados em levar para suas casas um pouco de história e cultura.
Tivemos uma aula de história muito bem contada pela monitora Beatriz. Foi gratificante conhecer o teatro e suas dependências.
As visitas podem ser agendadas pelo site do teatro www.teatromunicipal.sp.gov.br no link “Ação Educativa”.
Agradeço a companhia de todos que participaram dessa Aventura Cultural.
Fonte do texto e fotos folheto do Teatro Municipal de São Paulo.


Um comentário:

  1. Muito legal mesmo, pena que não autorizam fotografar, o lugar é realmente muito bonito.

    Valeu galerinha!!!

    ResponderExcluir