Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

20 julho 2013

Trilha do Itinguçu, Prainha e Ruínas de Abarebebê em Peruíbe

Chegou o final de semana, então é dia de trilha!

Descemos para Peruíbe, litoral sul de São Paulo e fomos ao Parque Estadual do Itinguçu para realizar uma das trilhas do Passaporte Trilhas de São Paulo.

Chegar lá foi uma aventura! Do final da Estrada do Guaraú até a base do Parque foram 12 km em uma estrada de lama e buracos e para ajudar as chuvas da noite anterior só aumentaram nosso desafio.

Depois de chegarmos, carimbamos nossos passaportes, ouvimos uma apresentação sobre o Parque e seu entorno, o desenvolvimento ambiental, fauna local e divisão de áreas.

Itinguçu: Grande Rio ou Lago de Águas Brancas, de fato um bom nome para o local.

Fizemos a trilha que leva à Cachoeira do Paraíso e o Poço do Meio. Uma trilha pequena, mas com um visual que compensou o esforço para chegarmos até lá.

Não deu outra, a combinação era perfeita! Cachoeira de águas cristalinas, turma animada e cheia de disposição! Quase todos caíram na água gelada da cachoeira e do poço. Fizemos uma hidromassagem natural nas corredeiras e aproveitamos muito!

Depois do banho, voltamos para a Base do Parque, lanchamos e seguimos nosso caminho de volta.
Mas, não terminou nosso dia ainda!

Na volta passamos na Prainha, uma praia pequena muito reservada, mas o dia estava fechado e a maré muito alta, não deu para aproveitar muito lá na Prainha. Que pena.

Só isso já seria uma aventura e tanto para nossa turma, mas ainda fomos para as Ruínas de Abarebebê.

As ruínas são da Igreja do aldeamento de São João Batista, uma das primeiras igrejas construídas no Brasil, erguida no século XVI.
Abarebebê em tupi-guarini significa literalmente: padre ligeiro, rápido.

Hoje o monumento é tombado como patrimônio estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT).

No local havia ainda um pequeno museu, mas foi transferido depois de depredações. Hoje os objetos estão em exposição na Estação Ferroviária, outro ponto turístico que foi restaurado e recebe os arquivos históricos municipais.

Agora sim! Essa foi nossa aventura do dia!

Os amassadores de barro, ops! Trilheiros: Juliana, Luis Lessa, Marco Lasinskais, Marcos Roberto, Marcos Tsuda, Mônica, Sara e Thiago.

Valeu pessoal!


Até as próximas aventuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário