Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

27 fevereiro 2016

4ª Etapa – Caminho da Fé – De Inconfidentes a Tocos do Moji

Dia 27, retornamos a Inconfidentes – MG para seguir por mais um trecho da caminhada.

Começamos pelo Bar do Maurão onde o Gilson, novo integrante do grupo, adquiriu o seu passaporte para nos acompanhar nas próximas etapas.

Percorremos a avenida principal da cidade até o final e seguimos pela rodovia até uma estrada de terra, sempre seguindo as setas amarelas.

Esse trecho da caminhada foi um pouco mais desafiador para os carros de apoio por causa das chuvas constantes na região, já que a caminhada é feita em grande parte por estradas de terra e elas sofreram um bocado com deslizamentos e erosões, mas esse foi só mais um obstáculo a ser superado.


De Inconfidentes à Borda da Mata foram 21 quilômetros de caminhada. Passamos por várias fazendas e sítios (já é corriqueiro dizer isso), mas dessa vez estávamos cercados por muitas nascentes e córregos. O barulho das pequenas corredeiras era agradável e ao mesmo tempo “irritante”, já que não dava para entrar em nenhuma delas por estarem dentro de propriedades particulares. A única que daria para aproveitar e tomar um bom banho estava com um volume de água muito grande decorrente das fortes chuvas e acabamos ficando só na vontade mesmo.

Um pouco mais a frente paramos em um galpão onde o caminhante pode usar o sanitário e até tomar banho se quiser. Gentilezas de pessoas como o Sr. Joaquim que se preocupa e apoia os caminhantes durante a jornada. É raridade, mas ainda existe bondade na terra!


Por fim, chegamos à divisa entre Inconfidentes e Borda da Mata.

Borda da Mata é uma típica cidade do Sul de Minas com aproximadamente 17 mil habitantes. É uma das cidades que integram o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas. Possui um grande potencial para indústria têxtil e se destaca pela produção de pijamas, por isso ganhou a fama de “Capital Nacional do Pijama”.

"O povoado de Borda do Campo (atual Borda da Mata) nasceu nos caminhos que ligavam a Vila de São Francisco de Paula de Ouro Fino (hoje Ouro Fino) ao Registro do Mandu (hoje Pouso Alegre). A emancipação política do município aconteceu em 1924. Existe uma grande quantidade de documentos sobre a fundação de Borda da Mata que se funde com a fundação da Igreja Nossa Senhora do Carmo".


Nosso cartão de boas-vindas foi uma rua alagada devido às chuvas. Nosso carro de apoio ficou impedido de prosseguir e teve que dar uma volta considerável para retornar ao caminho original. Já os caminhantes, tiraram os tênis e botaram os pés na água para cruzar o pequeno trecho alagado. Foi hilário e divertido para dizer o mínimo.

Depois seguimos para a Igreja Matriz da cidade.

A Igreja Nossa Senhora do Carmo é de 1858, em 2005 foi elevada à Basílica pelo Papa Bento XVI.

Conhecemos pouco de Borda da Mata, infelizmente nossa passagem por lá foi mais rápida do que nas outras cidades.


Carimbamos nosso passaporte no Hotel Village e em seguida na própria Basílica onde fizemos uma breve pausa cercados por lindos vitrais e um silêncio gostoso. Saímos da igreja e tomamos um lanche ali mesmo na Praça da Matriz para repor um pouco de energia e seguimos rumo a Tocos do Moji.

Depois de mais algumas subidas e decidas encerramos nossa caminhada ainda faltando alguns quilômetros para chegar a Tocos do Moji. Pelos relatos que ouvimos dos moradores locais a partir daquele ponto era só subida, e segundo eles, os próximos quilômetros seriam os mais difíceis da caminhada e como já faltava força nas pernas resolvemos deixar esse desafio para a próxima etapa.


Particularmente falando, cada vez mais me encanto com esse caminho. Muita tranquilidade e o verde sempre saltam aos olhos. O povo mineiro é outro detalhe a parte, ele está sempre disposto a puxar assunto quando encontra um caminhante/peregrino. Como um senhor bem velhinho provavelmente com seus 80 e tantos anos, cheio de graça contando piadas que não dariam para divulgar no blog sem uma pequena censura.

Rimos muito e como sempre aproveitamos bem o dia.

Agora vamos aguardar o que os próximos quilômetros nos reservam na próxima etapa.

Caminhantes: Adriana e Argeu Alamino, Cris Senkiw, Gilson Lopes, Jane Ribeiro, Marco Lasinskais, Marcos Roberto, Marcos Tsuda, Val Martini, Wilma Custódio e Seu Carlos Tsuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário