Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

28 fevereiro 2016

Trilha da Cachoeira da Escadaria – Votorantim


Mais uma aventura realizada com sucesso.

Juntamos a turma para mais uma trilha, dessa vez guiada por nossa amiga Elaine Figueiredo que conhecia bem o caminho e não hesitou quando surgiu a ideia de ir para lá.

Agrupamos o povo nos pontos de encontros e seguimos em direção à cachoeira. Saímos da área urbana de Votorantim no sentido da Represa de Itupararanga, mas antes dela pegamos uma estradinha de terra por longos quatro quilômetros com muito sobe e desce, desviando de buracos e das poças de lamas no caminho. Parecia que não chegaria nunca e para ajudar o tempo fechou e a névoa baixou tanto que não dava para ver a copa de algumas árvores. Ficou meio tenso o caminho, mas por fim chegamos à ponta da represa para iniciar a trilha.

A névoa sumiu, o tempo firmou e ficou aberto, afastando a possibilidade de chuva para nossa felicidade.

Cruzamos o rio para continuar na trilha e depois de alguns minutos de caminhada paramos em uma grande pedra onde tivemos uma visão privilegiada e panorâmica da cidade ao fundo após o cinturão verde da mata.

Descemos a trilha e passamos por algumas quedas d’água, mas tínhamos em mente a tal cachoeira da escadaria. Seguimos mais um pouco pela trilha e paramos na cachoeira anterior a escadaria e ficamos por lá bons momentos curtindo a cachoeira, refrescando o corpo e renovando a alma.

Após essa breve parada percorremos por mais um trecho de trilha um pouco mais acidentado, mas sem muita dificuldade e enfim, chegamos a tal escadaria que antecede a cachoeira. Descemos degrau por degrau e nos deparamos com mais uma bela cachoeira, e claro, mais um bom banho regado a muita risada por causa dos “doidos” que tentavam ficar em pé debaixo da cachoeira e acabavam indo ao chão com a força da água. Foi muito divertido ver a teimosia do povo. Eram todos “crianças crescidas” se divertindo muito.

Vale resaltar a atitude do grupo que recolheu uma grande quantidade de lixo deixado por outros “aventureiros” sem educação ou respeito pela natureza. Esse povo que diz “gostar de uma boa cachoeira e que ama a natureza” deveria ter no mínimo higiene e a consciência de preservação. Foi triste ver lixo até embaixo da cachoeira.

Tenha dó, se você não tem capacidade de levar seu próprio lixo de volta, não faça trilhas e vá frequentar um lixão ou um aterro sanitário urbano, lá é o seu lugar. Por isso me pergunto por que esse povo ainda respira o meu ar?

Retornamos ao local onde deixamos nossos carros e lá encontramos com o Grupo Suçuarana fazendo uma grande faxina na região. Juntamos o lixo que retiramos na base da cachoeira com os grandes sacos de lixo que eles recolheram. Conversamos e ouvimos uma palestra sobre o projeto Suçuarana. Foi muito bom conhecê-los!

*O grupo Suçuarana foi fundado em 1994 com objetivos de preservar a vida e o meio ambiente. A finalidade do grupo é: treinar e aprimorar técnicas e equipamentos para buscas e salvamentos em qualquer tipo de ambiente; a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Tudo isso sem fins lucrativos.* (detalhes e informações do grupo no facebook: https://www.facebook.com/GrupoSucuarana/timeline).

Depois de tudo pegamos nosso caminho de volta, mas antes de encerrar o dia ainda demos uma parada rápida na barragem da represa para fazer algumas fotos e encerrar a aventura do dia.

Obrigado a todos que participaram desta aventura e um agradecimento especial à Elaine que nos conduziu em belas paisagens e cachoeiras que literalmente tiraram o fôlego de alguns.

Até próxima aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário