3 dias por uma região encanadora!!!
Feriadão, e é claro, não iriamos ficar atoa. Partimos rumo a Cunha!!! Saímos de São Paulo aproximadamente as 7 h da manhã, chegamos a Cunha por volta das 10 h. Uma parada rápida na padaria para um café e uma volta na praça central da cidade, para matar a curiosidade.
Após, seguimos para a Cachoeira do Desterro, cerca de 11 km do centro da cidade. A Cachoeira é linda, pertence a uma propriedade particular, pedimos a permissão aos proprietários para conhece-la, a entrada foi gratuita.
Para chegar até a queda, existe uma pequena trilha, curta, bem demarcada e de nível fácil. Há acesso a parte superior e inferior da Cachoeira. O local é bem gostoso e oferece uma pequena "prainha" e poços para banho.
Cachoeira do Desterro |
Após o banho gelado, partimos rumo ao nosso próximo destino, a Cachoeira do Pimenta. A Cachoeira fica na mesma estrada da cachoeira do Desterro, alguns quilômetros à frente. É possível vê-la da estrada. É linda e enorme!! O acesso também é gratuito, e o local conta com uma lanchonete. A Cachoeira possui diversas quedas que podem ser acessadas por trilhas.
Uma das quedas da Cachoeira do Pimenta |
Saindo da Cachoeira do Pimenta, seguimos rumo a Pedra da Macela, o tempo estava feio, fechado e a neblina tomava conta da paisagem. Mas chegamos, arrumamos as mochilas e seguimos morro acima.
OBS.: Ao chegar no estacionamento na base da pedra da Macela, observamos muitos vidros de carros quebrados no chão, e ultimamente há muitos relatos de furtos aos carros no local. Então deixamos os carros em uma propriedade particular próxima do estacionamento, conversamos com o dono e ele cobrou R$20 por carro. Fica a dica!!
A subida para o cume, cerca de 2,5km, é íngreme, feita por uma estrada desativada. Um pouco cansativa quando se carrega a "casa" nas costas.
Subida - Pedra da Macela |
Ao alcançarmos o cume, ainda sem visibilidade nenhuma. Montamos acampamento, fizemos o jantar e aproveitamos a noite. Nada de pôr do sol.
No dia seguinte, acordamos com um surpreendente nascer do sol. Que valeu a noite fria e fechada no cume. Assistimos o espetáculo, tomamos café da manhã e arrumamos as "tralhas" para descer.
Nascer do Sol - Pedra da Macela |
Na sexta-feira, após descer da Pedra da Macela, partimos rumo ao Parque da Serra do Mar, onde fizemos uma trilha de 14 km (ida e volta), passando por algumas Cachoeiras. Essa trilha deve ser agendada com antecedência.
O parque possui uma boa estrutura, com banheiros, chuveiros, bebedores. Há outras trilhas no local que podem serem feitas sem agendamento e monitoria.
Uma das cachoeiras do Parque Estadual Serra do Mar - Cunha |
Após deixarmos o parque, fomos até a pequena Vila que fica na estrada de acesso ao Parque para almoçar. Depois de "matar o que estava nos matando" seguimos para o Camping Tangará, a 8 km do Parque.
O Camping é aconchegante, bem estruturado, com banheiros, chuveiros quentes, um fogareiro com 2 bocas, pequena pia, uma messa grande para refeições. Fica ao lado do rio, e é possível ver alguns pássaros, como beija-flor e pica-pau.
Sidney, o proprietário, nós acolheu super bem. É super prestativo, atencioso, e muito cuidadoso com o local. É possível, encomendar com ele garrafas de café, bolos e coxinhas para o café da manhã se desejar.
Passamos a noite em volta da fogueira, bebendo a cerveja gelada no rio, e babata assada na brasa.
No dia seguinte, acordamos, tomamos café da manhã. As coxinhas são fantásticas!!!! Depois saímos rumo a Cachoeira do Faé, que fica praticamente dentro do Camping.
Após voltarmos da Cachoeira, desmontamos acampamento e partimos rumo a São Paulo, no entanto fizemos uma paradinha na Cachoeira Grande, que fica em Lagoinha.
O local é bem estruturado, conta com lanchonete, restaurante, banheiros, vestiários. É possível fazer rapel e tirolesa no local. Paga-se a entrada.
Cachoeira Grande - Lagoinha |
Participantes: Sara, Marcos, Tsuda, Ana, Joyce, Jane, Luis, Bruno e David.
Contatos:
Parque Estadual da Serra do Mar - Cunha: (12) 3111-2353
Camping Tangará: (12) 99775-9833
Postado por Sara Caroline
Nenhum comentário:
Postar um comentário