Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

29 março 2014

Trilha e Rapel na Pedra Grande em Atibaia

Chegou o final de semana e o que tínhamos para hoje? Trilha com rapel!

Depois de tudo acertado com o Rodriguez da TNT Adrenalina, lá fomos nós!

Seguimos para a base da montanha e começamos a subida da trilha.

No começo, a trilha era uma leve inclinação, mas aos poucos foi ficando cada vez mais íngreme. Saímos de 830 m de altitude para 1.492 m onde foi realizado o rapel.

A trilha sobe em zigue e zague serpenteando a montanha. A caminhada que a princípio seria entre 3 e 5 km acabou se revelando uma trilha de 10 km ida e volta.

10 km são tranquilos para uma trilha, mas essa não é uma trilha qualquer!



O acesso ao cume é cheio de pedras, algumas pequenas outras enormes e por isso tivemos que fazer escalaminhadas (mistura de escalada com caminhada). Para alguns certamente foi um desafio e tanto vencer o medo da altura e manter o equilíbrio em cima das pedras para seguir em frente na trilha.

A cada parada durante a subida para recuperar o fôlego e as energias, o visual enchia os olhos. Ver aquelas pedras soltas por todos os lados como se alguém caprichosamente tivesse colocado cada uma no lugar certo, realmente impressiona qualquer um!

Com o corpo descançado encaramos mais um trecho de subida agora bem mais íngreme, aumentando ainda mais a dificuldade com tantas pedras e a mata quase encobrindo a trilha. Se você pensou que alguém iria desanimar e se entregar por causa da dificuldade, pensou errado!

Fomos subindo, subindo e subindo cada vez mais a encosta da Pedra Grande e a todo o momento olhávamos para ela, já que era nossa referência. Parecia que não chegaríamos nunca. A trilha era interminável e a Pedra era um destino ainda distante.



Claro que durante toda a subida houve vários "ta ta ta" (nome carinhoso para os tombos), que foram bons motivos para risos e descontração, tudo encarado com muito bom humor dos "tatatazoados". Imagine a preocupação, se na subida foram mais ou menos dez ta ta tas, na descida quantos não seriam?

Quase no topo da Pedra Grande seguimos uma parede de pedra, com aproximadamente 2,5 m de largura com uma altura entre 30 e 40 m. Um tombo ali não seria nada agradável de ver!

Finalmente chegamos à Pedra Grande! Que visual incrível! A sensação de conquista é indescritível!

Mas você pensou que a aventura terminou? Não terminou não!

Ainda seguimos mais alguns metros acima para o ponto mais alto da Pedra Grande a 1492 m de altitude para fazermos o rapel.

Lá em cima com tudo preparado começamos o rapel. Depois de toda a caminhada, nada como um rapel no meio de muitas abelhas e zangões voando por todos os lados. 

Descemos o rapel em silêncio para não atrair os insetos e voltarmos para casa picados. Foi uma aventura e tanto! Felizmente ninguém foi picado.



Para aumentar as emoções do dia, tivemos uma grande lição! Nunca deixe de levar bastante água para as trilhas!

Imaginem a situação, todos lá em cima contando com uma bica d’água, que segundo informações estava muito próxima de onde seria o rapel, mas não estava.

Então lá vamos nós estrada abaixo atrás da bica. Descemos mais de 1 km da estrada até acharmos a tal bica d’água. Quase já sem forças, tivemos que subir tudo novamente para nos juntarmos com a outra parte do grupo e começar a descida montanha abaixo.

Retornamos por outra trilha que parecia mais fácil, mas só parecia!

Não deu outra! Foram outros tantos ta ta tas até chegarmos à base da montanha já anoitecendo.

Essa sem sombras de dúvidas foi uma das trilhas mais difíceis que eu já fiz, espero voltar lá novamente muito em breve. Já estou procurando outra trilha que supere o seu nível de dificuldade.

Parabéns a todos os participantes que encararam esse desafio, mesmo com tombos e escorregões, todos vocês foram bravos e determinados!

Obrigado ao Rodriguez e a Thais da TNT Adrenalina que nos proporcionaram uma das melhores trilhas do ano!

Até a próxima pessoal!

2 comentários: