Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

29 novembro 2014

15º Etapa Rota Franciscana – Rota Sabedoria

Dia 29 retomamos nossa rota em Aparecida ao lado da Basílica e seguimos em frente para mais um trecho rumo a Pindamonhangaba passando por Roseira.

Começamos a caminhada cedo e logo em seguida paramos no Mirante das Pedras. Do Mirante avistamos o Porto Itaguaçu e parte do Rio Paraíba do Sul.

Voltamos à caminhada e não demorou muito para chegarmos ao Porto Itaguaçu. O Porto foi criado no local onde os pescadores encontraram a imagem em 1717. Embarcamos na Balsa e navegamos pelos pontos, que segundo a história, indicam os lugares exatos onde encontraram a imagem sem a cabeça e mais abaixo do rio onde resgataram a cabeça da santa.

Passamos ainda pela Capela de São Geraldo de 1926 que compõe o conjunto arquitetônico religioso do Porto de Itaguaçu, local onde foi construído o primeiro oratório da imagem.

Continuamos a caminhada rumo à cidade de Roseira.


O povoado que deu origem ao município de Roseira surgiu em torno da Capela Nossa Senhora do Rosário, hoje Nossa Senhora da Piedade, por volta do século XVIII às margens do Caminho Real. Entre 1780 e 1840 o município foi um centro produtor e exportador de açúcar, aguardente, milho, feijão, arroz, mandioca e fumo. A partir de 1840 os engenhos deram lugar às fazendas de café e em 1920, à pecuária leiteira. Em 1877 foi inaugurada a Estação Ferroviária e com ela nascia à cidade. Em 1963 foi criado o município de Roseira.

A origem do nome da cidade deriva do Bairro Roseira. Segundo a tradição o nome Roseira vem das rosas silvestres de cor branca brava e da rosinha trepadeira denominada “mariquinha”, encontradas às margens do Caminho Real.

Roseira é uma cidade bem pacata e pequena do interior Paulista. Chega a ser gostoso ouvir aquele sotaque caipira dos moradores da cidade.

Assim que chegamos à cidade tivemos que aguardar a liberação da ponte por causa de um acidente que fechou a entrada. Após a perícia liberar o caminho, seguimos para o pórtico na Praça Sant’Ana ao lado da Igreja Matriz.


Registramos nossa passagem e fomos conhecer a Igreja da cidade. A Matriz foi construída em 1878. Sua construção se deve ao Major Victoriano de Barros que ofereceu suas terras para a construção da Estação Ferroviária Central e prometeu que construiria uma Igreja no entorno da estação.

Fomos conhecer a Estação de Roseira, mas precisava de autorização para tal. Cinco minutinhos de conversa com o pessoal e conseguimos a liberação da empresa logística que administra a Estação para podermos conhecê-la e fotografá-la.

Outro destaque é a Rua Major Victoriano por suas quatro estátuas simbolizando as estações do ano confeccionadas pelo artista Djalma Leite e patrocinadas pela Usina Vigor e pela Cooperativa de Laticínios de Roseira.

Atravessamos a cidade e seguimos para a rodovia em direção ao próximo pórtico em Pindamonhangaba.

No caminho passamos por muitos sítios, fazendas e entradas de indústrias, tendo sempre do lado esquerdo a movimentada Rodovia Presidente Dutra e do lado direito as montanhas da Serra da Mantiqueira com seu visual de encantar os olhos.


Enfim, saímos da área rural e adentramos na cidade pelos bairros afastados do centro. O movimento ia crescendo à medida que chegávamos mais próximos do pórtico.

Chegamos à Praça Monsenhor Marcondes e registramos nossa passagem no segundo pórtico já com o Sol baixo anunciando o final de mais um dia de caminhada.

Tivemos um bom dia de caminhada, o Sol não estava tão forte, mas foi o suficiente para judiar um pouco do corpo com o mormaço fazendo os caminhantes se hidratar o tempo todo.

Finalizamos nossa caminhada com aquela bebida gelada no único lugar que conseguimos achar aberto no caminho, embora não tivesse a tradicional escurinha!

Não preciso dizer que foi mais uma caminhada descontraída e animada. Como sempre, com esse grupo não tem mau tempo!

Valeu pessoal! Mais um ano de nossas longas caminhadas terminaram. Que venham as caminhadas de 2015!

Caminhantes: Alexandre, Argeu, Cris, Marco Lasinskais, Marcos Roberto, Marcos Tsuda, Rosangela e Wilma.

Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário