Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

10 dezembro 2017

Trilha Kids – Ação Natural

Criamos um evento diferente, dessa vez pensamos na inclusão de crianças e adolescentes no mundo das trilhas e aventuras com cultura e informação.

Escolhemos como primeira aventura mirim, o Museu da Energia de Salesópolis. Ele conta muito da história e trajeto do Rio Tietê. Desde sua nascente na Serra do Mar até sua Foz no Rio Paraná totalizando 1136 quilômetros percorridos pelo interior do Estado de São Paulo até a divisa com o Mato Grosso do Sul.

O Museu da Energia de Salesópolis conta com uma sala repleta de painéis fotográficos relatando a história da Usina e do Rio. Pode-se dizer que a primeira grande cachoeira do Rio Tietê está dentro da Usina. O grande volume da cachoeira faz as turbinas girarem gerando energia para boa parte da cidade e proximidades (hoje a Usina encontra-se em manutenção). Tivemos uma aula de funcionalidade da Casa de Máquinas.  Ainda nas dependências do Museu, a criançada pode brincar com aparelhos que geram energia, aguçando a curiosidade e o interesse dos pequenos. Vale a pena passar alguns momentos descontraídos e ver as descobertas feitas por eles.

Depois de conhecermos um pouco da história do Tietê, subimos no Mirante da Cachoeira ideal para fazer belas fotos lá do alto. Logo em seguida fizemos a Trilha do Zindedê. Uma trilha bem leve com aproximadamente 850 m que leva para dentro de um Bosque repleto de árvores e vegetação de Mata Atlântica.

Após a Trilha retornamos para o estacionamento e partimos para segunda parte do nosso dia.

Agora era a vez de conhecer a Nascente o Rio Tietê à alguns quilômetros do Museu.

A Nascente fica no alto da Serra do Mar ainda no município de Salesópolis. O rio nasce a 1027 metros de altitude e percorre 1136 km, como já comentamos, até desaguar no Rio Paraná. A Nascente tem uma vazão impressionante, o volume gira em torno de 3.441 L/H.

Foi interessante ver a curiosidade dos pequenos quanto a forma que a água sai entre as pedras.

Depois dessa aula sobre a Nascente do Rio mais conhecido do Estado de São Paulo, seguimos para as trilhas do entorno da Nascente. Pegamos a mais longa, a Trilha do Bosque com aproximadamente 1,07 km de trilha dando a volta pelo alto do parque.

Mas se você pensou que o roteiro estava completo com tudo isso, espere e veja que ainda tivemos tempo e ânimo para conhecer mais um local turístico de Salesópolis.

Seguimos para o Casarão do Café onde fomos recebidos pelo Sr. Norberto que abriu a casa para nos receber. Visitamos um pequeno museu particular do Casarão, vimos o Moinho D’água funcionando e ainda tomamos um banho na cachoeira que percorre a propriedade por trás do Casarão.

Sem dúvidas foi um dia muito especial.

Nosso grupo contou com a ajuda do nosso sub guia Pedro que não mediu esforços para ditar o ritmo da turma durante as trilhas, auxiliar com muita empolgação o Guia do grupo e ainda contagiar a todos com sua simpatia e carinho. Valeu Pedrão! Você é o melhor sub guia que temos no Ação Natural!

E assim encerramos nossa primeira Trilha Kids.

Até a próxima pessoal!

Mais informações sobre o Museu da Energia acesse:
Mais informações sobre a Nascente do Tietê acesse:
Mais informações sobre o Casarão do Café acesse:




Nenhum comentário:

Postar um comentário