Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

17 dezembro 2017

Trilhas em Ubatuba e Ilha das Couves

Para finalizar as atividades do grupo em 2017 resolvemos fazer uma trip com algo a mais em um final de semana completo e um roteiro especial recheado de praias, rios, trilhas e até mergulho de superfície na Ilha das Couves. Para isso alugamos uma casa grande para comportar a turma toda no Sertão de Utabumirim em Ubatuba litoral norte de São Paulo.

Mas, antes de chegarmos na casa fizemos nossa parada básica na Cachoeira do Prumirim nas proximidades da Rodovia Rio-Santos. Recomendo para quem estiver passando por lá dar uma paradinha, com certeza isso não vai atrasar seu passeio, muito pelo contrário, vai agregar mais diversão e boas fotos já que o local é bonito e se estiver fazendo uma viagem tranquila, sem muita pressa, você pode dar uns tibuns antes de seguir seu caminho, mas pare nos estacionamentos próximos para evitar multas. Ficar parado ou estacionado em rodovias dá multa e até guincham seu veículo.

Já na casa e devidamente instalados, fomos conhecer as redondezas.

A casa fica bem próxima de um rio que corta a propriedade. Ideal para banhos nas corredeiras geladas que descem da montanha. O rio por ser acessado por uma pequena trilha atrás da casa sem muito esforço ou dificuldade. Seguindo pela estrada acima, chega-se à Cachoeira Pedra da Lage, era bem pertinho da casa, cerca de 500 metros e é claro que não deixamos passar essa oportunidade para se divertir né.

Enquanto a maioria do pessoal se divertia na Cachoeira Pedra da Laje, percebemos que algumas pessoas do grupo não estavam ali, então partimos atrás do pessoal para saber o que havia acontecido.

Resumindo, em vez de subirem a estrada, eles desceram. Compreensível, porque alguns metros para cima ou para baixo a estrada faz uma curva e não como tiveram contato visual com o grupo acharam que todos tinham descido para a cachoeira que fica à uns 4 km da casa e decidiram seguir por esse caminho. Eles desceram a rua e o desencontro estava feito (desencontro parte 1).

Lá fomos nós atrás deles.  Pergunta aqui e ali, se viram dois casais passando por ali, alguns viram e outros não sabiam dizer. Não sei se foi sorte deles ou azar nosso, no meio do caminho o pequeno grupo conseguiu uma carona com uma boa alma que passava por ali e se prontificou a leva-los até a Cachoeira do Tombador, foi nessa hora que ninguém viu ninguém (desencontro parte 2), ou seja, eles seguiram de carro e nós a pé (eu e o Carlinhos que se prontificou em me acompanhar, confesso que fiquei com dó dele). Mas, lá fomos nós dois de chinelo de dedo andando pelas ruas de terra, subindo e descendo seguindo as placas rumo a Cachoeira do Tombador. Detalhe, nem ele ou eu, levamos um celular ou máquina fotográfica para registrar nossa busca e a cachoeira no final da trilha, mas tudo bem o mais importante era a segurança do grupo.

Final da história. Quando voltamos cansados, quebrados e exaustos, o pessoal (todos eles) tinham acabado de chegar da Cachoeira Pedra da Lage. O grupo ainda conseguiu voltar de carona até a outra cachoeira, enquanto nós (eu e o Carlinhos) andamos uns 8 km ida e volta de chinelo debaixo de um sol maravilhoso! Ufa! Pelo menos todos estavam bem e cada um teve uma história a parte para lembrar desse dia.

A noite rolou o churrasco programado e a bagunça foi madrugada adentro. Risos, brincadeiras, minicampeonato de Truco, ou seja, não faltou diversão para ninguém.

Logo que amanheceu, tomamos aquele café “coletivão” e bora para Praia Picinguaba para embarcarmos para Ilha das Couves.

Tentamos negociar com os barqueiros um custo melhor para o grupo, já que estávamos com 20 pessoas, mas a associação não deu a mínima importância para isso, sem descontos cada um desembolsou R$ 50,00 para fazer a travessia até a ilha.

O nome das Couves, não se trata de couves (legumes) não. É que a ilha pertencia a uma família de sobrenome das Couves, só isso.

Mas, voltando a ilha propriamente dita. Ela é muito bonita, suas águas são transparentes e cristalinas, vida marinha é abundante e pode ser observada facilmente com ou sem o auxílio de um snorkel. É só tomar alguns cuidados com as Águas-vivas ou Medusas e também com os Ouriços e boa diversão. Você não vai se arrepender!

Se não souber nadar, não se preocupe, tem um pessoal na ilha sabe explorar isso, existem tendas que alugam coletes salva-vidas e snokels por hora lá.

Pode até não parecer uma crítica esse comentário e na verdade é mesmo. A beleza da ilha fica comprometida com a quantidade indiscriminada de turistas que são levados aos montes de barcos a cada minuto. Em resumo, nem tudo são flores, mais dias ou menos dias, essa ilha deixará de ser um paraíso para entrar na grande lista de lugares destruído pelo uso sem controle e mau uso humano. Não adianta, onde tem muita gente tem muito lixo e foi isso que tirou parte do brilho da ilha. A consciência humana infelizmente se resumiu a momentos de selfies só para fazer bonito nas Redes Sociais. Desculpem o desabafo, mas não tolero pessoas mal-educadas e porcas em qualquer lugar, muito menos quando se está em um ambiente que dever ser preservado.

Não vamos deixar que esse desabafo particular tire o brilho do que foi proposto e executado com grande prazer e alegria coletiva, mas fica a dica. Preserve ou não terá o que ver num futuro bem próximo!

Por fim, voltamos para casa, demos uma geral para deixar tudo como encontramos e retornamos para nossas cidades de origens.

Foi simplesmente mágico nossa estada em Ubatumirim. Teve de tudo, até os desencontros fizeram nossa aventura ficar ainda melhor. Recomendo cada passeio que fizemos e cada lugar que visitamos.  

Torço para que todos tenham a oportunidade de ter amigos como os nossos, que se comprometem com o bem-estar do próximo e cuida do meio ambiente como se fosse sua própria casa.

Valeu Ação Natural por mais um ano juntos desfrutando tantas aventuras e histórias magníficas de amizade e comprometimento!

Ano que vem tem mais!

Até a próxima!  

Cachoeira Prumirim, a Casa, o Rio e a Cachoeira Pedra da Laje


Cachoeira do Tombador e Carro da carona (ou do desencontro)

A Casa

O churrasco, o minicampeonato de truco e a bagunça

A Casa e a diversão

Indo para Ilha das Couves


Ilha das Couves


Ilha das Couves

Nenhum comentário:

Postar um comentário