Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

05 maio 2018

Reconhecimento e inscrição no Caminho da Prece

Dia 05 de Maio demos o pontapé inicial para o novo projeto de caminhada. Dessa vez esse projeto envolve algumas cidades do Sul de Minas.

Depois de percorrermos o Caminho da Fé, Rota Franciscana – Frei Galvão e Passos dos Jesuítas -  Anchieta, descobrimos mais uma rota pelo interior das cidades brasileiras.

Conhecendo detalhes dessa nova rota.

Segundo informações obtidas no site oficial (www.caminhodaprece.com.br) essa rota foi idealizada por José Policarpo Ferreira após percorrer inúmeras vezes o Caminho da Luz e Santiago na Espanha. Em 2007 ele e alguns amigos realizaram essa caminhada de forma tranquila e sem muitas dificuldades. Ao longo do caminho foram bem recebidos por moradores, o trajeto se repetiu nos anos seguintes sempre na Semana Santa.

Em 2014 o grupo com o propósito de estender essa caminhada a outros peregrinos, devotos e amantes de esportes, iniciaram a demarcação do trajeto identificando a rota ao longo do percurso, emissão de credencial e fornecimento de certificado de participação, bem como, pontos de apoio ao caminhante durante a caminhada. Finalmente em 2015 depois de passarem os anos anteriores conversando com moradores locais e proprietários de estabelecimentos comerciais ao longo do caminho, o projeto se tornou realidade e contou com apoio do Coordenador e do Secretário de Turismo e também do Prefeito para viabilizar o lançamento oficial desta rota.

Sendo assim, o trajeto se inicia na cidade de Jacutinga e percorre estradas rurais ligando Ouro Fino, Inconfidentes, Tocos do Moji e se encerra na cidade de Borda da Mata, todas localizadas no Sul de Minas na Serra da Mantiqueira, totalizando assim aproximadamente 71 km de percurso.

O Caminho da Prece é uma ótima oportunidade para iniciantes que pretendem percorrer longas distâncias de forma segura. Durante esse caminho, o caminhante poderá desfrutar das belezas naturais, belos cenários, meditar, interagir com moradores e recarregar as energias para o dia a dia na cidade.

O ponto de partida: Praça Delfim Moreira S/N na antiga estação ferroviária de Jacutinga, MG.
O ponto de término: Basílica de Nossa Senhora do Carmo no centro de Borda da Mata, MG.

O nosso primeiro contato com o Caminho da Prece não poderia ser diferente do que sempre fazemos, ou seja, exploração!

Seguimos para a cidade de Jacutinga onde fizemos nossas credenciais no Hotel Gandhi para depois ir carimbando ao longo do percurso, mas antes de iniciar nossa caminhada fomos conhecer alguns dos atrativos turísticos e naturais da cidade.

Começamos pela Antiga Estação Ferroviária de Jacutinga de 1886, nela estação existe uma locomotiva da época e no pátio estão várias barraquinhas de produtos de artesanatos, doces e bebidas. Subimos para Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio muito bem preservada com um lindo chafariz e coreto. Já a Igreja Matriz merece destaque pelos belíssimos vitrais, murais e telas. Sem dúvida um bom lugar de paz para refletir e orar. Um pouco mais adiante entramos no Parque Primo Rafhaelli, o parque é muito frequentado por turistas e moradores, possui uma pista de cooper para corridas e caminhadas com um lindo lago para passeios de pedalinho e pesca. Bem ao lado da entrada do parque está a Fonte São Clemente, a cidade de Jacutinga é conhecida por sua água mineral abundante e só essa fonte jorra cerca de 36 mil litros de água por dia. Vale uma parada por lá, é claro.

Ainda na cidade, seguimos para outro atrativo turístico, dessa vez com a intenção de fazer uma trilha para o cume do Pico da Forquilha, mas infelizmente não conseguimos chegar no ponto certo para deixar o nosso carro em segurança longe do gado que cercada a estrada e também faltou a potência de um 4x4 para subir um trechinho da serrinha. Mas não nos demos por vencidos, partimos para Albertina distrito de Jacutinga para conhecer a Cachoeira da Saudade. Essa cachoeira é de fácil acesso pela estrada que liga as duas cidades. Apesar do dia quente, a água dessa cachoeira estava bem gelada, mas valeu a pena cada minuto ali dentro do mesmo jeito. Sempre vale!

Antes que déssemos nosso dia por encerrado partimos atrás do outro ponto turístico da cidade, dessa vez nossa busca foi pelo Morro Alto Alegre com 1325 metros de altitude. Uma informação aqui, outra ali e lá fomos nós com a cara e a coragem subir outra montanha com um carro comum, consequentemente não deu pra subir até o cume de carro. Paramos na entrada de uma fazenda e terminamos a subida até o mirante na caminhada mesmo.

Felizmente todo esforço foi recompensado com um magnifico pôr do Sol. Tivemos a sorte do dia estar com poucas nuvens possibilitando que nossos olhos alcançassem a linha do horizonte a perder de vista com um belíssimo cenário de montanhas e mirantes que encheram nossos olhos com a grandeza e a força da natureza.

Descemos o Morro e antes de voltar para estrada ainda demos uma paradinha na Praça da Igreja Matriz de Albertina para um delicioso lanche tipicamente do interior, barato e com MUITO RECHEIO!

Agora sim o dia pôde ser encerrado.

Depois de tudo isso tenho certeza que o Caminho da Prece será sem dúvida mais um caminho feito com muito gosto e prazer. Acredito que boas surpresas nos cercarão durante essa nova etapa.

O que você está esperando? Bora com a gente começar a caminhada no Caminho da Prece?

Credencial

Estação Ferroviária de Jacutinga

Exploradores

Maria Bonita

Praça da Igreja Matriz

Praça da Igreja Matriz

Chafariz

Chafariz

Igreja de Santo Antônio

Igreja de Santo Antônio

Igreja de Santo Antônio

Parque Primo Raphaelli

Lago do Parque

Pista de Cooper e caminhada do Parque

Fonte São Clemente

Fonte São Clemente

Fonte São Clemente
Portal de entrada de Jacutinga - MG


Pico da Forquilha

Cachoeira da Saudade

Mirante do Morro Alto Alegre

Mirante do Morro Alto Alegre

Mirante do Morro Alto Alegre

Mirante do Morro Alto Alegre

Mirante do Morro Alto Alegre

Igreja Matriz de Albertina

Lanchão do interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário