Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aqui você saberá, quando, onde e quem, participou de nossas aventuras e trilhas. Sempre a procura de novos amigos e companheiros com disposição para aventuras e curtir a natureza. Participem do nosso Blog. SEJAM BEM VINDOS!

12 maio 2018

Trilha do Pico do Selado em Monte Verde


Dia 12 reunimos uma turma disposta a encarar as trilhas e subidas nas montanhas de Monte Verde em Minas Gerais.

Nosso objetivo foi percorrer as Trilhas do Chapéu do Bispo, Platô e do Pico do Selado com direito a um rapel para assinar o livro no cume. *livro do cume – Um caderno deixado dentro de uma caixa metálica protegido do tempo no cume de algumas montanhas para que os escaladores possam registrar nomes e comentários.

Essa aventura teve a participação dos nossos amigos da Vertical Ecofun para segurança e apoio na escalada e no rapel para que todos pudessem assinar o livro com segurança.

Assim que chegamos em Monte Verde partimos para a Avenida das Montanhas para acessar a trilha mais curta até o Chapéu do Bispo.

Esse acesso tem aproximadamente 650 m de trilha até o cume com alguns mirantes de onde avistamos a cidade de Monte Verde por vários ângulos.

A base do Chapéu do Bispo é um conjunto de rochas com 10 m de altura e sua formação faz jus ao nome. O cume da pedra mais alta está a 1955 m de altura e pode ser atingido apenas escalando por suas laterais ou pelo interior, mas recomenda-se muito cuidado e alguma experiência para tal. As barras de ferro no cume da pedra servem para marcar a divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Depois de curtir o cume do Chapéu do Bispo com um visual privilegiado da cidade de Monte Verde, Vale do Paraíba e da cidade de São José dos Campos, partimos por trilha até o Platô. Cerca de 450 m de trilha e já estávamos numa laje extensa de granito. Nosso dia realmente estava especial o céu estava azul com poucas nuvens ideal para desfrutar do visual encantador lá de cima. Do lado norte do Platô avistamos a região de Minas Gerais e do lado sul São Paulo com vista para região do Vale do Paraíba, São José dos Campos (já citados) e outras cidades próximas e mais algumas formações rochosas nas redondezas.

Curtimos e aproveitamos o belo visual, mas nosso objetivo ainda estava um distante, o Pico do Selado.

Seguimos a caminhada pela crista da serra com algumas subidas e descidas suaves em quase todo percurso até atingir o ponto mais alto.

O Pico do Selado apesar do acesso ser por território mineiro seu cume pertence ao vizinho paulista. Com 2082 metros de altitude o Pico do Selado é o 9º pico mais alto do estado de São Paulo e fica no município de São José dos Campos. A trilha para acessa-lo ao todo é de aproximadamente 10 km de ida e volta e por esse motivo pode ser considerada difícil para algumas pessoas por conta da distância a ser percorrida.

Próximo ao cume temos mais uma surpresa reservada pela natureza, a “Janela do Selado”, uma formação rochosa que deixa um buraco por onde se pode observar a paisagem formando uma espécie de moldura natural.

Bem ao lado da Janela, está o Cume do Selado. Para acessa-lo contamos com segurança e equipamentos de rapel para atingir o cume e assinar o livro. Apesar de ser um trecho muito pequeno é recomendado uso de cordas para evitar risco de acidentes. Alguns corajosos pulam uma fenda entre o cume e outra formação rochosa de aproximadamente 70 cm com 5 metros de profundidade.
Preferimos a segurança, é claro!

Um a um colocou o equipamento de segurança e subiu até o cume para assinar o livro. Depois que todos realizaram esse feito, juntamos o grupo novamente e retornamos a trilha toda até a base na avenida das montanhas para finalizar nossas atividades.

Mas nosso dia só ficou completo mesmo depois da tradicional parada para o lanche e reabastecer as energias.

Esse foi nosso dia. Recheado de aventura e muita diversão nas alturas das montanhas de Monte Verde.

Até a próxima aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário